Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG homenageia desembargadores com Colar do Mérito Judiciário

Presidente Gilson Soares Lemes conduziu solenidade, que reuniu magistrados, autoridades e familiares


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, conduziu, nesta segunda-feira (13/6), a sessão especial do Tribunal Pleno para a outorga do Colar do Mérito Judiciário, entregue a 14 desembargadores que tomaram posse. O Colar do Mérito também é entregue a pessoas físicas ou jurídicas que, por seus méritos e relevantes serviços prestados à cultura jurídica ou à Justiça, mereçam especial distinção.

A honraria foi entregue aos desembargadores Habib Felippe Jabour, Guilherme de Azeredo Passos, Rinaldo Kennedy Silva, Marco Aurélio Ferrara Marcolino, Cristiano Álvares Valladares do Lago, Maria Cristina Cunha Carvalhais, Danton Soares Martins, Maria das Graças Rocha Santos, Fábio Torres de Sousa, Luzia Divina de Paula Peixoto, Rui de Almeida Magalhães, Âmalin Aziz Sant’Ana e Leonardo de Faria Beraldo. O desembargador Ricardo Cavalcante Motta, que tomou posse em 10 de junho deste ano e não pôde comparecer à solenidade, receberá o Colar do Mérito posteriormente.

O presidente Gilson Soares Lemes, em seu pronunciamento, ressaltou a importância da chegada dos novos desembargadores, que vieram engrandecer ainda mais o TJMG, reconhecido nacionalmente pela qualidade de sua magistratura. “Temos hoje a alegria de condecorá-los com o Colar do Mérito do Judiciário. Reitero que os novos desembargadores coadunam-se com os mais destacados princípios que sustentam este Tribunal de Justiça — ética, respeito, transparência e produtividade —, e vieram para agregar ainda mais valor à nossa Corte”, disse.

not5-colar.jpg
O desembargador Gilson Soares Lemes ressaltou que os desembargadores recém-chegados, por sua experiência e competência, irão engrandecer o Tribunal (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

O presidente do TJMG afirmou ainda que o recebimento do Colar do Mérito Judiciário é o coroamento de uma carreira que é construída com dedicação, comprometimento e trabalho e exige muitos sacrifícios pessoais. “É um ofício que clama pela vocação”, lembrou.

O desembargador Gilson Soares Lemes afirmou se sentir honrado com a entrega do Colar do Mérito Judiciário a colegas que ascenderam na carreira. “Cada um traz experiências que engrandecerão o Tribunal. São magistrados que já vêm atuando e, pela experiência, competência e vivência que têm, vieram contribuir para o Tribunal de Justiça. Sabemos que o Colar do Mérito foi entregue a pessoas capacitadas que, com certeza, irão fortalecer os nossos princípios e ajudar no funcionamento do Judiciário.”

not---colar.jpg
O desembargadores que integram o Tribunal Pleno se reuniram para a solenidade (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Após receber o Colar do Mérito Judiciário, os desembargadores homenageados assinaram o Livro de Registro do Colar do Mérito. Em cada uma das condecorações, o presidente Gilson Soares Lemes foi auxiliado por familiares de cada um dos magistrados.

Participou da condecoração do desembargador Habib Felippe Jabour, que tomou posse em 13 de maio de 2021, seu sobrinho Michel Barros Felippe Jabour. O currículo do magistrado pode ser consultado no Portal TJMG. Atualmente, ele integra a 18ª Câmara Cível.

Da condecoração do desembargador Guilherme de Azeredo Passos, que tomou posse em 10 de junho de 2021, participou sua esposa, Cláudia Rego de Azeredo Passos, e os filhos do magistrado, Daniel e Luiza. A trajetória do desembargador pode ser conhecida no Portal TJMG. O magistrado integra a 4ª Câmara Criminal.

not-1-colar.jpg
Desembargadores que foram condecorados tomaram posse nos últimos 13 meses (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Para a condecoração do desembargador Rinaldo Kennedy Silva, que tomou posse em 11 de novembro de 2021 e integra a 16ª Câmara Cível, foi convidada sua esposa, Amélia Aparecida Nogueira. O currículo do magistrado pode ser conferido no Portal TJMG.

O desembargador Marco Aurélio Ferrara Marcolino tomou posse também em 11 de novembro de 2021. Atualmente, ele compõe a 13ª Câmara Cível. Auxiliaram o presidente Gilson Soares Lemes na condecoração as netas do desembargador, Letícia e Ana Laura. O currículo do magistrado está disponível no Portal TJMG.  

Auxiliou na condecoração do desembargador Cristiano Álvares Valladares do Lago, que tomou posse em 31 de janeiro de 2022 e integra a 4ª Câmara Criminal, a esposa do magistrado, Rita de Cássia Ayupe de Souza Valladares do Lago. A trajetória do magistrado pode ser consultada no Portal TJMG.

not-2-colar.jpg
Desembargadores homenageados já estão atuando em diversas câmaras do TJMG (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

A desembargadora Maria Cristina Cunha Carvalhais tomou posse também em 31 de janeiro de 2022. Ela integra a 2ª Câmara Criminal. Em sua condecoração, auxiliaram seu pai, Jader da Cunha, seu irmão, Jader da Cunha Filho, e a afilhada da magistrada, Letícia Carvalhais Cunha. O currículo da magistrada está disponível no Portal TJMG.

O desembargador Danton Soares Martins foi agraciado pelo presidente com auxílio de sua esposa, Tânia Campos Martins. O magistrado tomou posse em 31 de janeiro de 2022. Ele integra a 5ª Câmara Criminal. O currículo do magistrado está disponível no Portal TJMG.

A desembargadora Maria das Graças Rocha Santos, que tomou posse em 31 de janeiro de 2022 e integra a 9ª Câmara Criminal, foi agraciada pelo presidente com auxílio do esposo da magistrada, Igor Costa de Sousa. A trajetória da desembargadora pode ser conferida no Portal TJMG.

not-3-colar.jpg
A cerimônia reuniu a alta direção do TJMG, além de magistrados, autoridades e familiares dos homenageados (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

O desembargador Fábio Torres de Sousa, também empossado em 31 de janeiro de 2022, integra a 5ª Câmara Cível. Em sua condecoração, auxiliou a filha do magistrado, Gabriela. O currículo do desembargador está disponível do Portal TJMG.

A desembargadora Luzia Divina de Paula Peixoto, empossada em janeiro deste ano, recebeu a honraria das mãos do presidente Gilson Soares Lemes e da filha da desembargadora, Karen de Paula Lopes. A magistrada integra a 3ª Câmara Cível. Seu currículo pode ser conferido no Portal TJMG.

O ex-presidente do TJMG desembargador José Fernandes Filho e a esposa do agraciado, Silvana Míriam Acácio Magalhães, auxiliaram na condecoração do desembargador Rui de Almeida Magalhães, empossado em 31 de janeiro deste ano e integrante da 11ª Câmara Cível. O currículo do magistrado está disponível no Portal TJMG

A desembargadora Âmalin Aziz Sant’Ana ingressou no cargo em janeiro deste ano. Atualmente, integra a 9ª Câmara Criminal. Sua condecoração teve participação dos pais, Terezinha Aziz Alexandre Sant’Ana e Fernando Sant’Ana e Castro, e de outros familiares. O currículo da magistrada está disponível do Portal TJMG.

O desembargador Leonardo de Faria Beraldo, que tomou posse em 23 de maio, recebeu a condecoração das mãos do presidente Gilson Soares Lemes, com auxílio dos pais do magistrado, Juliana Mota de Faria e Arthur Flávio Simões Beraldo, além de outros familiares. O magistrado atua na 9ª Câmara Cível. Seu currículo está disponível no Portal TJMG.

Mesa de honra

A mesa de honra da solenidade foi composta pelo presidente Gilson Soares Lemes; pelo 1º vice-presidente do TJMG, desembargador José Flávio de Almeida; pelo 2º vice-presidente, desembargador Tiago Pinto; pelo 3º vice-presidente, desembargador Newton Teixeira Carvalho; pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo; pelo vice-corregedor-geral de Justiça, Edison Feital Leite; pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Marcos Lincoln; pelo ex-presidente do TJMG desembargador José Fernandes Filho; pelo superintendente administrativo adjunto do TJMG e presidente eleito para o biênio 2022-2024, desembargador José Arthur Filho; pelo procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; pela defensora pública e coordenadora de Família e Sucessões da capital, Dayanne Carla Mazzon Dias Mendes, que representou a defensora pública-geral, Raquel Gomes de Souza da Costa Dias; e pelo presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juiz Luiz Carlos Rezende e Santos.

A solenidade teve a participação do Quarteto de Cordas da Polícia Militar de Minas Gerais.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial