O Supremo Tribunal Federal julgou, em 25/09/2019, o mérito da questão constitucional suscitada no Leading Case RE nº 565089, do respectivo Tema 19, no qual se discute “à luz do art. 37, X e § 6 º, da Constituição Federal, o direito, ou não, a indenização por danos patrimoniais sofridos em razão de omissão do Poder Executivo estadual, consistente no não-encaminhamento de projeto de lei destinado a viabilizar reajuste geral e anual dos vencimentos de servidores públicos estaduais”.
Embora ainda não tenha ocorrido a publicação do acórdão de mérito, o Supremo Tribunal Federal divulgou nos andamentos do Leading Case RE nº 565089 o resultado do julgamento com a tese na seguinte redação: “O não encaminhamento de projeto de lei de revisão anual dos vencimentos dos servidores públicos, previsto no inciso X do art. 37 da CF/1988, não gera direito subjetivo a indenização. Deve o Poder Executivo, no entanto, se pronunciar, de forma fundamentada, acerca das razões pelas quais não propôs a revisão".
Tema 19 - STF
Situação do Tema: Mérito Julgado
Questão submetida a julgamento: Recurso extraordinário em que se discute, à luz do art. 37, X e § 6 º, da Constituição Federal, o direito, ou não, a indenização por danos patrimoniais sofridos em razão de omissão do Poder Executivo estadual, consistente no não-encaminhamento de projeto de lei destinado a viabilizar reajuste geral e anual dos vencimentos de servidores públicos estaduais.
Tese firmada: O não encaminhamento de projeto de lei de revisão anual dos vencimentos dos servidores públicos, previsto no inciso X do art. 37 da CF/1988, não gera direito subjetivo a indenização. Deve o Poder Executivo, no entanto, se pronunciar, de forma fundamentada, acerca das razões pelas quais não propôs a revisão. (Publicação do acórdão de mérito pendente)
Leading Case RE 565089
Relator: Min. Marco Aurélio
Data do reconhecimento da existência de repercussão geral: 13/12/2007
Data do julgamento de mérito: 25/09/2019
Indenização pelo não-encaminhamento de projeto de lei de reajuste anual dos vencimentos de servidores públicos (Tema 19 - STF)
Mérito Julgado - Publicado em 25/09/2019