INICIATIVAS CERTIFICADAS

UNIDADE

INICIATIVA CERTIFICADA

Assessoria do Gabinete da 5ª Câmara Cível/ Gabinete Des. Luís Carlos Balbino Gambogi

Conciliação em 2ª Instância: A iniciativa tem como objetivo a promoção de audiências de conciliação em procedimentos que tramitam em 2ª instância. Tal medida permite a inclusão das partes na tomada de decisões de forma participativa, garantindo mais eficácia e inclusão na construção dos provimentos, além de promover soluções mais pacíficas, com redução do tempo procedimental. A conciliação contribui para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e participativa, além de auxiliar na redução da sobrecarga do sistema Judiciário e na promoção do acesso à jurisdição.

Diretoria Executiva de Comunicação (DIRCOM)/ Coordenação de Relações Públicas

Feira Cidadania Solidária: A feira promove ações de formação e de inclusão social e produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade, tais como mulheres vítimas de violência doméstica, idosos e grupos étnicos-raciais. O público convidado a participar como expositor pode comercializar produtos em ações programadas nas unidades da justiça mineira. Uma forma de fortalecimento por meio da inclusão social, autogestão e cooperação.

Diretoria Executiva de Comunicação (DIRCOM)/ Coordenação de Relações Públicas

Programa Conhecendo o Judiciário: A proposta tem como objetivo realizar atividades presenciais no Tribunal de Justiça, no fórum da capital e em escolas da região metropolitana de Belo Horizonte, para apresentar a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário em linguagem simples e adequada à escolaridade dos participantes

Coordenação de Arquivo da Secretaria do Tribunal de Justiça (COARQ)

Reaproveitamento e devolução das caixas arquivos: A proposta prevê a devolução à COMAT das caixas-arquivo, capas e presilhas plásticas resultantes da eliminação de processos judiciais e documentos administrativos que não são mais utilizadas. A medida promove o reaproveitamento do material, a economia de recursos públicos, o uso consciente dos recursos materiais e a sustentabilidade econômica e ambiental.

Gerência de Digitalização e Autuação (GEDAUT)

Inclusão Social FENEIS:  A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão social por meio da contratação de servidores terceirizados portadores de necessidades especiais, sobretudo aqueles com deficiência auditiva. Os colaboradores surdos são contratados junto à Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), para desempenhar a atividade de digitalização dos processos remetidos aos Tribunais Superiores.

Centro de Sustentabilidade (CESUS)

Guia de Contratações Sustentáveis:  A iniciativa visa auxiliar todos os gestores de contratos das áreas demandantes, por intermédio de normas, recomendações e outras orientações, na aplicação dos critérios e práticas de sustentabilidade no que diz respeito a aquisição de bens e contratações de serviços e obras.

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Comarca de Januária  

CEJUSC Vai à Escola: A proposta busca aproximar a comunidade da Justiça, tendo como foco a criança e o adolescente. A ideia é envolver alunos e professores em ações de educação e comunicação dentro das escolas. Entre os temas que são trabalhados estão inclusão, violência doméstica e direitos sociais.