Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Revisão do Planejamento em 2016

O Comitê Estratégico de Gestão Institucional integrado pelos desembargadores titulares dos cargos de presidente, vice-presidente, corregedor-geral de justiça e Vice Corregedor apreciou a proposta apresentada pelo Comitê Executivo com revisões das iniciativas, dos indicadores e das metas estabelecidas para o Planejamento Estratégico 2016 e validou, desta forma a revisão do Planejamento Estratégico 2016 durante uma reunião de análise da estratégia (RAE).

Com base na porcentagem de cumprimento das metas previstas no Planejamento Estratégico 2015, o planejamento de 2016 foi redesenhado e alinhado à estratégia nacional, com a inclusão de novas ações para atendimento das oito metas nacionais. O documento estabelece ainda indicadores para o período de 2016 a 2020.

A proposta validada pelo Comitê Estratégico estabelece, entre outras novidades, que em 2016 um novo modelo de acompanhamento das iniciativas estratégicas deverá ser adotado pela instituição, com a criação do Comitê de Monitoramento Permanente de Iniciativas Estratégicas. Entre as alterações que se destacam na proposta, está ainda o fato de que as RAEs passarão a ser realizadas a cada quatro meses, e não mais trimestralmente.
 
Outra mudança refere-se ao painel estratégico (documento em que são listadas as metas, os indicadores e as iniciativas estratégicas para cada ano). Esse documento não será mais parte do ato normativo que disciplina o Planejamento Estratégico. A medida visa a facilitar a revisão de metas, ao longo de um mesmo ano, sem que haja necessidade de alteração de ato normativo.  A revisão do planejamento em 2016 resultou na publicação da Resolução 823/2016 dispondo sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais - TJMG para os anos de 2015 a 2020.