Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Revisão do planejamento em 2012

 

Em atendimento ao exposto no artigo 8º da Resolução nº 638, de 28 de maio de 2010, o Comitê Estratégico apresentou à Corte Superior uma proposta de revisão do Planejamento Estratégico em junho de 2012.

Sobre os valores institucionais, foi apresentada a sugestão de se ampliar o conceito de “cultura da conciliação” para “cultura da paz”, expressão mais condizente com as iniciativas implementadas pelo Tribunal, como Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa Criminal. A expressão “valorização das pessoas” (e não apenas “valorização de magistrados e servidores”) foi outra sugestão considerada, bem como a inclusão do termo “cooperação” no atributo de valor “cordialidade e respeito”. Além disso, ocorreram manifestações para se introduzir o termo “ética” como um valor institucional.

Outras questões importantes apontaram para a necessidade de ajustes. Mereceu atenção o fato de que algumas iniciativas aprovadas originalmente pela Corte Superior necessitavam ser reavaliadas em relação ao seu escopo. Além disso, novas iniciativas foram identificadas como estratégicas para o cumprimento de objetivos traçados pela Instituição.