Os conciliadores dos Centros Judiciários prestam o atendimento inicial ao cidadão, que recebe orientação quanto ao meio mais adequado para a solução de seu caso, com ênfase na mediação e conciliação.
Como se inscrever para conciliador do Centro Judiciário
Para atuar como mediador e/ou conciliador nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSCs, é necessária a certificação em curso de capacitação de conciliador ou mediador judicial ofertado pela Escola Judicial Edésio Fernandes ou por instituição credenciada pelo Tribunal de Justiça.
Caso ainda não possuam a certificação, candidatos podem procurar a qualquer momento o CEJUSC de sua Comarca para manifestar interesse em participar das próximas pré-seleções.
O curso conta com etapa teórica de 40 horas-aula e etapa prática de no mínimo 60 horas de atendimentos de casos reais de conciliação e/ou mediação sob supervisão.
O interessado deve atender aos seguintes requisitos: (a) ser civilmente capaz; (b) possuir graduação há pelo menos 2 anos em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (para mediação); (c) estar, pelo menos, cursando a metade de algum curso superior (para conciliação); (d) apresentar os documentos constantes no Regulamento das Ações de Capacitação e do Banco de Dados da Política de Tratamento Adequado de Conflitos do Conselho Nacional de Justiça.
Comunicados de pré-seleção e editais das capacitações ofertadas pelo TJMG são publicados na página da Escola Judicial.
Caso o interessado já possua o certificado, orientamos que entrem em contato com o CEJUSC de sua Comarca para mais informações quanto à atuação voluntária.
Acesse os contatos dos CEJUSCs e a lista de instituições reconhecidas para ofertar capacitações em Mediação Judicial.