Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Suporte presencial consolida PJe em Uberaba e Itabira

Equipes de apoio esclarecem dúvidas e orientam magistrados, servidores e outros usuários do processo eletrônico


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Durante o período de aproximadamente um mês, as comarcas que passam a peticionar exclusivamente pelo Processo Judicial eletrônico (PJe-CNJ 1ª Instância) recebem duas equipes coordenadas pelo Núcleo Técnico do PJe (NTPJe) e pela Gerência de Orientação dos Serviços Judiciais Informatizados (Gescom), da Corregedoria Geral da Justiça, para auxílio aos usuários internos e externos do sistema.

 

As comarcas de Uberaba e Itabira, que adotaram o processo eletrônico no último dia 29 de fevereiro, contam com apoio das equipes de suporte até o dia 22 de março. As dúvidas mais frequentes estão relacionadas ao funcionamento e à configuração do sistema. As mais solicitadas são cumprimento de diligências, triagem e envio de documentos para o gabinete do juiz.

 

Em Itabira, advogados, defensores e promotores com dúvidas devem se direcionar à sala 101, do 1º andar. Já em Uberaba, o atendimento ao público externo é na sala 102, 1º piso.

 

O responsável pela Gescom, Sílvio Renato de Oliveira, explica que a equipe de suporte e atendimento presencial da Corregedoria é composta por 50 bacharéis em direito. O objetivo da equipe é manter o atendimento presencial aos usuários e resolver dúvidas jurídicas relacionadas ao PJe.

 

Uma das coordenadoras de equipe em Itabira, Gislene Souza Salomão, explica que, nas primeiras semanas pós-implantação do processo eletrônico, usuários têm a oportunidade de fixar os conhecimentos adquiridos durante a capacitação. “Várias funcionalidades são testadas, em ambiente de teste, durante o treinamento, e, com a implantação oficial do sistema, os conhecimentos adquiridos são colocados em prática”, diz.

 

O servidor da 2ª Vara Cível da comarca de Uberaba, Jorge Gomes, também acredita que esse primeiro momento é fundamental para a consolidação do processo eletrônico na comarca. De acordo com ele, algumas dificuldades são encontradas no início, mas, com a presença da equipe de suporte do PJe, as soluções são encontradas. Jorge Gomes foi capacitado no perfil facilitador e tem a incumbência de auxiliar colegas e público externo em caso de dúvidas.

 

Portal de Serviços


Após as quatro semanas de suporte presencial, a assistência é prestada de forma remota, devendo as dúvidas serem encaminhadas através do Portal de Serviços de Informática, ou pelo telefone 0800 600 9011.

 

Já as equipes do NTPJe estão aptas a esclarecer dúvidas sobre o funcionamento e a configuração do sistema. O gerente de Sistemas Judiciais Informatizados do TJMG, Dalton Luiz Fernandes Severino, esclarece que, após a chegada da solicitação, ela é classificada por nível de dificuldade para a elaboração da resposta.

 

As mais simples, que são maioria, são classificadas em 1º nível e são atendidas imediatamente. As de 2º nível são agrupadas em demandas de negócio ou de informática e são encaminhadas para a Gescom, ou para a Gerência de Suporte à Operação (Geope), dependendo da especificidade da solicitação, para análise e resolução. As de 3º nível são perguntas consideradas mais complexas e são direcionadas para a Dirfor, que possui um núcleo com servidores aptos a resolvê-las.

 

Os retornos aos atendimentos de 2º e 3º níveis são inseridos numa base de conhecimento para dar suporte a chamados considerados complexos. Um exemplo citado por Dalton Luiz Fernandes Severino é mensagem de erro inesperado. Se não for resolvido pelos dois primeiros níveis, essa demanda é repassada para o 3º nível.

 

Portal de Serviços de Informática complementa atendimento 0800 do PJe

 

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) disponibilizou o Portal de Serviços de Informática para atendimento aos usuários externos do Processo Judicial eletrônico (PJe). O portal tem como objetivo melhorar a análise de dúvidas e problemas relacionados ao sistema PJe, além de solucioná-los de forma mais rápida, tendo um tempo médio de 15 minutos para resposta. A equipe de suporte do portal e da central de atendimento 0800 tem a capacidade de atender a um volume de até 2.800 demandas por mês.

 

Para acessar, o usuário deve se cadastrar na própria página do portal, por meio do endereço eletrônico http://informatica.tjmg.jus.br. O canal de suporte é complementar à central de atendimento 0800 e possibilita registrar os chamados de forma detalhada, com indicação de informações relevantes, tais como número do processo, mensagem de erro e print screen da tela do sistema PJe. As solicitações são arquivadas e podem ser acessadas posteriormente pelo usuário.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
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