Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG instala nova vara de Violência Doméstica e Juizado Especial em Juiz de Fora

Desembargador Gilson Lemes foi homenageado durante audiência solene


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, participou, nesta segunda-feira (18/4), da audiência solene de instalação da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e da Unidade da Fazenda Pública do Sistema de Juizados Especiais da Comarca de Juiz de Fora. Foi a terceira vara especializada em violência doméstica e familiar instalada em comarcas do interior de Minas — as outras já funcionam em Governador Valadares e Uberlândia.

Not---instalacao-de-vara-JF--MESA-de-HONRA----18.04.22.jpg
Solenidade marcou, nesta segunda-feira (18/4), instalação da nova vara e da Unidade da Fazenda Pública do Sistema de Juizados Especiais da Comarca de Juiz de Fora (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

Os juízes da comarca homenagearam o presidente Gilson Lemes com uma placa entregue pelo juiz Edir Medeiros, em reconhecimento pela atuação na Presidência do TJMG, “conduzida com comprometimento e retidão”.

Not---instalacao-de-vara-JF--HOMENAGEM-GILSON----18.04.22.jpg
Presidente do TJMG, Gilson Lemes, recebeu, das mãos do juiz Edir Medeiros, em nome de todos os magistrados da comarca, placa em homenagem aos serviços prestados durante sua gestão (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

Ele também recebeu homenagem dos servidores da comarca, representados pela servidora Andréia Moreira Godoy, da 3ª Vara Cível, e um diploma de agradecimento da Polícia Civil por sua atuação à frente do TJMG, entregue pela delegada Flávia Murta.

ot---instalacao-de-vara-JF----ssSERVIDORES----18.04.22.jpg
Também houve homenagens dos servidores da comarca (na foto), representados por Andréia Moreira Godoy, e da delegada de Polícia Civil Flávia Murta, em nome da corporação, ao presidente Gilson Lemes, por sua atuação à frente do TJMG (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

Agilidade

O presidente do TJMG ressaltou que o lançamento da nova vara especializada na Comarca de Juiz de Fora vai ao encontro das propostas de sua gestão, dentro do Programa Justiça Eficiente (Projef), com o aprimoramento e a qualificação do atendimento à comunidade. 

“Juiz de Fora conta com significativa demanda processual. A comarca, de entrância especial, é também uma das maiores de Minas, aqui atuam 28 juízes. O acervo total para cada magistrado é de 9 mil processos ativos e uma média mensal de 290 feitos”, afirmou o presidente. Ele acrescentou que a 2ª Vara Criminal da comarca, que acumula feitos relativos à Maria da Penha, tem uma média de 304 processos distribuídos mensalmente, e um acervo de quase 7 mil processos. 

Not---instalacao-de-vara-JF--DISUCRSO HGILSON----18.04.22.jpg
Presidente do TJMG citou números que demonstram a relevância da instalação da nova vara e da unidade do Juizado Especial, no sentido de tornar o trabalho da comarca mais célere e eficaz (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

“Diante desse contexto, o Poder Judiciário, a quem cabe a nobre missão de distribuir Justiça, tem a responsabilidade de, com os recursos possíveis, e mesmo num cenário de dificuldades financeiras, estabelecer, com responsabilidade, ações que possam contribuir para modernizar e racionalizar os trabalhos”, disse. 

Agradecimentos

A audiência de instalação da nova vara e da Unidade da Fazenda Pública do Sistema de Juizados Especiais foi aberta com discurso do desembargador Cristiano Álvares Valladares do Lago — que atuou como juiz da 6ª Vara Cível de Juiz de Fora, a partir de julho de 1998, até ser designado para a capital, em 2002. Ele ressaltou a importância para a comarca da instalação de uma vara específica para enfrentamento da violência doméstica e familiar.

“Na comarca, quando juiz, conseguimos congregar a sociedade e criamos uma rede de proteção à mulher para enfrentamento do problema. Em 2009, já tínhamos feito um pleito para a criação da vara específica e fomos atendidos agora pelo presidente Gilson Lemes. Ele acolheu nossos pedidos”, afirmou o magistrado.

A juíza Raquel Gomes Barbosa, diretora do foro da comarca de Juiz de Fora, disse que o ato significa um “olhar sistêmico sobre a demanda do cidadão”. “Serão cinco juízes para atuar nos Juizados Especiais, o que possibilita um atendimento isonômico. Com a vara especializada em violência doméstica, será possível abarcar a complexidade dos crimes punidos pela Lei Maria da Penha”, disse a magistrada.

Not---instalacao-de-vara-JF--DISUCRSO-DIRETORA-FORO----18.04.22.jpg
A diretora do foro de Juiz de Fora, juíza Raquel Gomes, destacou que as instalações traduzem o “olhar sistêmico (do TJMG) sobre a demanda do cidadão”  (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

A Vara de Violência Doméstica e Familiar terá como titular o juiz João Batista Matos. O Juizado Especializado em Fazenda Pública (Municipal e Estadual) ficará sob a presidência da juíza Ana Maria Lammoglia Jabor. 

Para o juiz João Batista Matos, a nova unidade “é um marco importante na comarca por propiciar maior agilidade aos processos”. Segundo ele, a média diária de pedidos de medidas protetivas na comarca está entre 10 e 15. A juíza Ana Maria também manifestou sua felicidade com o novo juizado e agradeceu o empenho do presidente Gilson Lemes para que a instalação se tornasse uma realidade.

Not---instalacao-de-vara-JF--PLACA-VARA-DA-MULHER----18.04.22.jpg
Descerramento da placa de instalação da nova Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

Mesa de honra

Compuseram a mesa de honra da audiência de instalação, além do presidente do TJMG, Gilson Soares Lemes, e da juíza diretora do foro, Raquel Barbosa, os desembargadores José Flávio de Almeida, 1º vice-presidente do TJMG, Adriano de Mesquita Carneiro e Cristiano Álvares de Valladares Lago.

Estiveram presentes, ainda, o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça Carlos Márcio de Souza Macedo, representando o corregedor-geral de Justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo; o juiz convocado para exercer o cargo de desembargador Evaldo Elias Pena Gavazza, coordenador-executivo do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF); a juíza convocada para exercer o cargo de desembargadora Ivone Campos Guilarducci Cerqueira; a promotora Nicole Frossard De Filippo, especializada em violência doméstica e familiar contra a mulher; a defensora pública Leonora Bustamonte de Luna, especializada em violência doméstica e familiar contra a mulher; o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Juiz de Fora, Alexandre Atílio Rodrigues Costa; a chefe do 4º Departamento de Polícia Civil de Juiz de Fora, delegada Flávia Mara Camargo Murta; a primeira-tenente Camila Oliveira Fernandes, representando o comandante da 4ª Região da Polícia Militar, coronel Renato Salgado Cintra Gil; o procurador do Estado Armando Mercadante, representando o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa; o presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça de Segunda Instância, Wagner Ferreira; o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça, Eduardo Rocha; o presidente do Colégio Notarial do Brasil, Victor Moraes; o presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Juraci Scheffer; e a deputada estadual Sheila Aparecida Pedrosa.

Veja o álbum com mais imagens do evento.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial