Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Missa em ação de graças celebra os 48 anos da Ejef

Cerimônia reuniu magistrados, servidores e comunidade jurídica


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-MISSA-EM-ACAO-DE-GRACAS-PELOS-48-ANOS-DA-EJEF-2.jpg
Antes da missa, foi realizada uma bênção no hall de entrada da Ejef e respeitado o minuto de silêncio em memória aos que contribuíram para a criação da Escola Judicial (Crédito: Juarez Rodrigues / TJMG)

A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deu sequência, nesta semana, às comemorações pelos seus 48 anos de criação. Como parte da programação, foi celebrada, nesta terça-feira (12/8), uma missa em ação de graças na sede da Rua Manaus, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte.

A celebração foi conduzida pelo secretário executivo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Regional Leste 2, padre Rodrigo Souza da Silva, e contou com a participação da cantora Saray Lacerda, responsável pelos cantos litúrgicos.

Antes da missa, foi realizada uma bênção no hall de entrada da Ejef e respeitado o minuto de silêncio em memória de todos os que contribuíram para a criação da Escola Judicial.

Em agosto de 1977, durante a gestão do desembargador Edésio Fernandes (1975-1977), foi criada a Ejef, a primeira escola de magistratura a integrar um tribunal de justiça no Brasil. O filho do presidente que dá nome à Escola Judicial do TJMG, Cândido Luiz de Lima Fernandes, esteve presente à missa e foi homenageado pelos presentes.

"Estar aqui e receber essa homenagem, para mim, é algo que me toca profundamente. Tantos anos se passaram desde o falecimento do meu pai e, até hoje, ele é lembrado. Mais uma vez, ele é homenageado nessa cerimônia dos 48 anos da Ejef, lembrando que foi pioneiro ao fundar a primeira escola judicial do Brasil. Com seu falecimento precoce, a escola passou a ter o nome dele, e nós estamos sempre presentes, acompanhando suas realizações e seu progresso", declarou Cândido Fernandes.

A celebração reuniu magistrados, servidores, estagiários, colaboradores e membros da comunidade, proporcionando um momento de fé, gratidão e espiritualidade.

Missa

Not-MISSA-EM-ACAO-DE-GRACAS-PELOS-48-ANOS-DA-EJEF-4.jpg
A primeira leitura, retirada do Livro do Deuteronômio, foi proclamada pelo 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani (Crédito: Juarez Rodrigues / TJMG)

A primeira leitura, retirada do Livro do Deuteronômio (31,1-8) e proclamada pelo 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna, retrata a transição de liderança de Moisés para Josué. O trecho, marcado pela despedida de Moisés, enfatiza a fidelidade de Deus e a importância da coragem e da confiança em Sua presença para a conquista da Terra Prometida.

Em seguida, foi proclamado o Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 18,1-5.10.12-14), que traz o ensinamento de Jesus sobre a humildade e a importância das crianças e dos “pequenos” no Reino dos Céus.

O superintendente adjunto da Ejef, desembargador Maurício Pinto Ferreira, fez a leitura do Salmo Responsorial.

O comentário inicial da missa foi realizado pela servidora Sofia Araújo, e as preces foram feitas pelos colaboradores Simone Meireles, Inah Szerman, Claudiciano Santos, Lorena Belleza, Thiago Doro e Lívia Bahia.

Já as intenções da celebração foram feitas em memória de: desembargador Edésio Fernandes; ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sálvio de Figueiredo; desembargadores Régulo da Cunha Peixoto e Sérgio Lellis Santiago; professor Ricardo Arnaldo Malheiros Fiúza; ex-diretora executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep) da Ejef Mariângela da Penha Mazoco Leão; servidoras da Biblioteca da Ejef Arlete Isabel Silva e Fabiana Francisca de Souza; e aos servidores Júlio César Bandeira de Melo e Cristiane de Araújo Mendes.   

Participaram da missa o diretor da Dirdep da Ejef, Iácones Batista Vargas, e o diretor executivo de Gestão da Informação Documental (Dirged), Thiago Doro.

Not-MISSA-EM-ACAO-DE-GRACAS-PELOS-48-ANOS-DA-EJEF--5.jpgO superintendente adjunto da Ejef, desembargador Maurício Pinto Ferreira, fez a leitura do Salmo Responsarial (Crédito: Juarez Rodrigues / TJMG)

Eventos comemorativos

A missa integrou a série de eventos programados para celebrar o aniversário da Escola Judicial. Na segunda-feira (11/8), foi realizada a entrega da Medalha da Ejef ao desembargador do TJMG Tiago Pinto e ao professor Lakovsky Dolga – honraria concedida a personalidades que contribuem para o reconhecimento e o desenvolvimento da Escola Judicial.

No mesmo dia, antes da solenidade de entrega da medalha, ocorreu a aula magna de abertura do 2º semestre letivo, com palestra do ministro do STJ Reynaldo Soares da Fonseca.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial

*