Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Eproc: magistrados e servidores de Betim recebem capacitação

Etapa presencial do treinamento ocorreu nesta segunda-feira (20/10)


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-Eproc-Pratica-Betim.jpg
Fórum da Comarca de Betim recebeu capacitação presencial do eproc, a primeira em comarcas do interior (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

Magistradas e magistrados, servidoras e servidores da Comarca de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, participaram, nesta segunda-feira (20/10), da 2ª etapa da capacitação "Eproc na prática: dicas de gestão eficiente do processo".

Essa foi a primeira capacitação presencial realizada no interior do Estado. Promovida no Fórum da Comarca, a iniciativa contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, e do corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho.

Durante a capacitação, conduzida pelo gestor judiciário do Grupo Executivo de Auxílio para Implantação e Gestão Integrada do Sistema eproc (Gex-eproc), Marcos Henrique de Oliveira, magistradas e magistrados, servidoras e servidores de gabinetes e secretarias foram apresentados a dicas práticas, pontos estratégicos e recursos do novo sistema de processo judicial eletrônico do TJMG.

Assim como Betim, nesta segunda-feira, as Comarcas de Divinópolis, Sete Lagoas e Timóteo também receberam o treinamento, que está previsto para outras comarcas de Entrância Especial.

Not-Eproc-Pratica-Betim-plateia.jpg
Magistrados e servidores participaram do treinamento no novo sistema judicial eletrônico do TJMG (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

Durante a abertura da capacitação em Betim, o presidente Corrêa Junior afirmou que ela marca o avanço da implantação do eproc no TJMG, com a ampliação para as comarcas do interior.

"Nossa presença, aqui, com muita alegria, é para ressaltar a importância de que recebemos esse sistema como uma forma de nos ajudar a trabalhar melhor e a produzir mais para atender aos anseios de quem nos procura."

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi, que também participou da abertura, ressaltou o impacto do eproc na 1ª Instância.

Para ele, o sistema é mais "amigável e estável": 

"O eproc permite mais tecnologia e mais desempenho na sua utilização. O índice de satisfação é de 96%, contra 64% do Processo Judicial Eletrônico (PJe)."

Na Corte mineira, desde outubro do ano passado, o eproc foi adotado como sistema único para a 1ª e a 2ª Instâncias. Desde então, já são quase 165 mil processos na base, sendo aproximadamente 110 mil no 1º Grau e mais de 55 mil no 2º Grau, incluídos cerca de 50 mil processos de precatórios. Um total de quase 25 mil processos já foram migrados do sistema PJe.

Capacitação 

O juiz diretor do Foro da Comarca de Betim, Robert Lopes de Almeida, disse que o treinamento é a última etapa de uma capacitação iniciada de forma virtual.

Ele ressaltou que o eproc visa a "evolução e a melhora na prestação jurisdicional, com mais agilidade e menor prazo possível.

De acordo com o gestor judiciário do Gex-eproc, Marcos Henrique de Oliveira, a capacitação aborda os principais temas do sistema, com as ferramentas que podem "propiciar uma gestão com padrão, celeridade e eficiência".

"O eproc é mais do que um sistema, é um conceito que exigirá mudanças de todos, para que seja explorado em sua plenitude", concluiu durante sua apresentação.

Not-Eproc-Pratica-Betim-Marcos.jpg
A capacitação foi conduzida pelo gestor judiciário do Gex-eproc, Marcos Henrique de Oliveira (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

Essa capacitação está prevista para ocorrer nas seguintes comarcas:

  • 21/10 – Contagem
     
  • 22/10 – Ubá e Vespasiano
     
  • 23/10 – Ribeirão das Neves
     
  • 28/10 – Poços de Caldas
     
  • 30/10 – Coronel Fabriciano
     
  • 3/11 – Conselheiro Lafaiete, Juiz de Fora e Manhuaçu
     
  • 7/11 – Patos de Minas
     
  • 10/11 – Montes Claros
     
  • 25/11 – Governador Valadares
     
  • 27/11 – Barbacena
     
  • 1º/12 – Pouso Alegre
     
  • 3/12 – Varginha
     
  • 5/12 – Santa Luzia
     
  • 9/12 – Ibirité
     
  • 11/12 – Uberaba
     
  • 12/12 – Caratinga, Itabira, São João Del Rei e Uberlândia
     
  • 15/12 – Pará de Minas e Teófilo Otoni
     
  • 17/12 – Ipatinga
     

Presenças

Além do presidente Corrêa Junior e do corregedor Estevão Lucchesi, estiveram presentes o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Vicente de Oliveira Silva; o superintendente de Tecnologia e Informação, desembargador André Leite Praça; a juíza auxiliar da Presidência do TJMG e responsável pela Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dirtec), Mariana de Lima Andrade; e a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Andréa Cristina de Miranda Costa, além de demais magistradas e magistrados.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial