O Tribunal de Justiça de Minas Gerais publicou a Política de Gestão de Riscos, com os objetivos, os pressupostos, as competências, as atribuições e as diretrizes gerais do processo de gestão de riscos na Instituição.
A Política aplicada à Gestão de Riscos tem por objetivos:
I - aumentar a probabilidade de atingimento dos objetivos estratégicos e operacionais do TJMG;
II - melhorar a governança e a gestão administrativa;
III - fomentar uma gestão proativa;
IV - atentar para a necessidade de identificar e tratar riscos em todo o TJMG;
V - facilitar a identificação de oportunidades e ameaças;
VI - prezar pela conformidade legal e normativa dos processos organizacionais;
VII - aprimorar a prestação de contas à sociedade;
VIII - estabelecer uma base confiável para a tomada de decisão e o planejamento;
IX - aprimorar os controles internos da gestão;
X - alocar e utilizar eficazmente os recursos para o tratamento de riscos;
XI - melhorar a prevenção de perdas e a gestão de incidentes;
XII - melhorar a aprendizagem organizacional;
XIII - aumentar a capacidade da organização de se adaptar a mudanças.
Compõem a estrutura da Gestão de Riscos do TJMG a Presidência do TJMG; a Secretaria de Governança e Gestão Estratégica – SEGOVE; o Centro de Controle, Transparência e Integridade – CECONTI, e a Secretaria de Auditoria Interna - SECAUD.
A Portaria n º 6.344/PR/2023 foi disponibilizada no DJe de 11/10/2023.
Saiba mais da gestão de riscos e acesse o Manual do TJMG, no Portal > Ações e Programas > Programa de Integridade.
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