Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

PJe Criminal: expansão a partir de 4/4

Ações conexas, cautelares e os incidentes relativos aos inquéritos policiais em MG e Tribunal do Júri de BH


- Atualizado em Número de Visualizações:

Ações conexas, cautelares e incidentes relativos aos inquéritos policiais no estado

De acordo com o Aviso Conjunto 61/PR/2022, a partir de 4/4, passarão a tramitar exclusivamente pelo Sistema Processo Judicial eletrônico – PJe –, em todas as comarcas de Minas Gerais, as ações conexas, as cautelares e os incidentes processuais relativos aos inquéritos policiais, inclusive quanto aos feitos que ainda se encontrem em fase/trâmite de Comunicação de Prisão em Flagrante Delito – CPFD.

Os incidentes processuais relativos ao inquérito policial ou à CPFD, conforme dispõe a legislação específica, poderão ser distribuídos pela autoridade policial que lavrar o boletim de ocorrência, por advogado, pelo representante do Ministério Público ou por defensor público que represente o(a) ofendido(a), com a observância dos seguintes procedimentos:

a) nos casos de distribuição pela autoridade policial, os autos deverão ser apresentados fisicamente ao distribuidor de feitos da comarca pela autoridade policial que tiver lavrado o boletim de ocorrência, para que seja realizada a adequada distribuição no Sistema PJe, enquanto não houver o desenvolvimento do Módulo Nacional de Integração - MNI - entre os sistemas da polícia civil (PCNet) e do TJMG (PJe);

 b) nos casos em que o(a) ofendido(a) tenha constituído advogado particular, esteja representado(a) por defensor público ou no caso do Ministério Público, caberá ao seu representante realizar a respectiva distribuição no Sistema PJe.

 Tribunal do Júri de BH

De acordo com o Aviso Conjunto 62/PR/2022, também passarão a tramitar, exclusivamente pelo Sistema Processo Judicial eletrônico - PJe, a partir da mesma data (4/4), na Comarca de Belo Horizonte, as ações penais com denúncia ou queixa-crime oferecidas quanto aos crimes de competência do Tribunal do Júri, os respectivos incidentes processuais, as cautelares e as ações conexas.

Certificação digital

Usuário do PJe, para informações sobre a certificação digital, acesse a aba Certificado Digital em tjmg.jus.br/pje. Os usuários do PJe devem se lembrar de fazer o seu cadastro e ler as informações na aba Cadastro no Sistema.

Cadastro de usuários

Para acessar o sistema, advogados devem se cadastrar na da primeira tentativa de login. Será necessário possuir certificado digital e inserir o dispositivo criptográfico na leitora (smartcards) ou na porta USB (token). Demais perfis (peritos, procuradores e defensores) devem acessar a aba Cadastro no Sistema em http://www.tjmg.jus.br/pje/.

*