Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Benefícios do processo eletrônico: Segurança e Transparência

Segundo tema da campanha desenvolvida pelo CNJ


- Atualizado em Número de Visualizações:

Em apoio à campanha sobre os benefícios proporcionados pela utilização do Processo Judicial eletrônico (PJe), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça divulga as vantagens oferecidas pelo sistema.


Os textos são publicados semanalmente.

Conheça a segunda peça da série:

Segurança e Transparência

Benefícios PJe

O PJe agrega características que conferem segurança e a transparência ao trâmite do processo judicial. Conheça algumas delas:
 
  • No sistema, o magistrado, o escrivão ou o diretor da secretaria poderão delegar perfis de acesso específicos das atividades aos usuários responsáveis por cada ato, concedendo poder de acesso aos servidores na medida de cada atribuição.
     
  • O PJe também armazena os registros de todas as alterações ocorridas no sistema.
     
  • A certificação digital (veja primeiro tema da campanha) é um requisito que garante importantes características para a segurança do processo judicial eletrônico.
     
  • No PJe, existe a possibilidade de utilizar um novo modelo de distribuição, que emprega um conjunto de fatores para medir o verdadeiro trabalho decorrente do processo. Esses fatores podem ser trabalhados pelas corregedorias e presidências de modo a deixar claros os critérios adotados e, justa a distribuição da carga de trabalho, sem que isso afete o princípio do Juiz Natural e a obrigação legal de sorteio dos processos entre os igualmente competentes.
     
  • No sistema, somente o advogado visualiza a íntegra das peças do processo através da internet. Para visualizar processos de terceiros – exceto dos que tramitam em segredo de justiça – o advogado deve demonstrar o seu interesse, para fins apenas de registro, sendo que tais acessos serão mostrados no painel dos advogados procuradores nos autos.

 

Acompanhe as informações sobre a implantação do processo eletrônico nas comarcas no menu  Processos > PJe- CNJ - Processo Eletrônico de 1ª Instância. 


Aguarde os próximos assuntos da campanha.

 
 
 
 
Acesse o texto anterior: Certificação digital
 
 

Economia de tempo e de recursos, segurança no trâmite e agilidade. Essas são algumas características do Processo Judicial Eletrônico (PJe) - sistema desenvolvido pelo CNJ para automatizar e agilizar a tramitação dos processos judiciais.Para difundir e estimular o uso do PJe, o CNJ criou uma campanha sobre seus benefícios. Conheça o PJe e compartilhe essa ideia: