Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

25 de Maio: Dia Nacional da Adoção

Faça o bem, #adote


Publicado em 25 de Maio - 2022Número de Visualizações:

O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude - COINJ, celebra o Dia Nacional da Adoção, que acontece no dia 25 de maio.

Faça o bem #adote

Mudanças foram feitas para facilitar o processo de cadastro de pretendente à adoção.

Com a criação do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, todo pretendente pode realizar um pré-cadastro on-line, com a qualificação completa, dados familiares e perfil da criança ou adolescente desejado.

Aplicativo A.DOT 

O aplicativo A.DOT é uma ferramenta que auxilia casos de “adoção necessária”, dando visibilidade a crianças e adolescentes em condições de adoção, que se encontram inscritos no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), mas para os quais ainda não tenham sido identificados pretendentes habilitados interessados.

Curso Preparatório para Postulantes à Adoção

 O curso Preparatório para Postulantes à Adoção, antes presencial e específico de cada vara, agora é ofertado de forma virtual e integrada pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes.

O pretendente, depois de ter entrado com o pedido de habilitação à adoção, já pode realizar o curso, basta acessar o site www.ead.tjmg.jus.br > inscrições > Curso Preparatório para Postulantes à Adoção.

As adoções necessárias são consideradas aquelas em que, dada a dificuldade de inserção em família adotiva de crianças e adolescentes com determinado perfil (idade, problema de saúde e/ou deficiência, grupos de irmãos), deve haver especial atenção/ promoção, conforme previsto pelo art. 47, VII, da Lei  8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Sensibilize-se e reflita sobre seu perfil da criança escolhida!

Acesse o Portal TJMG e saiba mais.

Hoje, dia 25 de maio de 2022, Dia Nacional da Adoção, às 12h, será realizado o Intervalo Cultural do TJMG, no hall do edifício-sede, localizado na av. Afonso Pena, 4.001, bairro Serra, com a Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil do TJMG.

Sob a regência do maestro Alysson Rodrigues, coordenador pedagógico, e da maestrina Lara Tanaka, regente e preparadora vocal, traz ao público uma amostra do trabalho desenvolvido pelos dois grupos, por meio de um repertório variado, que passa por clássicos de Milton Nascimento até o ícones da banda inglesa Queen, sem deixar de lado os standards da música erudita.

*