Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil do TJMG

Atende crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social


TP_topo_pagina_Orquestra_Prancheta 1.png

A Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil do TJMG foram criados em 2011 e já atenderam mais de 2 mil crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social.

Os aprendizes têm aulas de iniciação musical, canto, prática de orquestra, percussão e instrumentos como flauta doce, saxofone, violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico além de aulas de inglês. O objetivo da iniciativa é educar por meio de metodologias que promovam o desenvolvimento artístico e humano.

A seleção dos alunos é feita após inscrições que são abertas anualmente. No final de 2022,  foram 1.500 novas candidaturas com atendimento para 418 alunos.  


  • O Programa de Formação Continuada Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil vem trabalhando com o pressuposto da inclusão social e, além de atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social residentes em abrigos e comunidades - dentre eles, jovens imigrantes da Venezuela e Colômbia - e vítimas de violência, recentemente passou a contemplar jovens que apresentam sinais/sintomas de transtorno do espectro autista (TEA), deficiência intelectual nível médio, transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), depressão e sua  abrangência em síndrome ou transtorno.

    Deste modo, o programa promove a inclusão social, trazendo a eles a oportunidade de participarem plenamente da sociedade, o que fortalece a democracia, já que todos os cidadãos precisam ter representação e voz para que o regime democrático seja de fato inclusivo.

     

  • O programa oferece educação complementar, ensinando habilidades essenciais, como habilidades musicais - o que inclui aprender a tocar um instrumento musical, cantar, ler partituras, entender a teoria musical; habilidade de performance - presença de palco, expressão musical, capacidade de se comunicar através da música; habilidade de trabalho em equipe - por meio dos grupos vocais e instrumentais; habilidade de resolução de problemas - aprender uma peça complexa, resolver problemas técnicos, pensamento crítico e perseverança; habilidade de concentração e disciplina; habilidades de liderança- na condução de ensaios de naipe, monitorias e orientação de outros alunos; habilidade de comunicação - considerando a música como uma linguagem universal, os participantes aprendem com ela a se expressar e comunicar de forma mais eficaz e se conectar com o público.

    Além de aulas de inglês.

     

  • As vagas são, prioritariamente, destinadas a crianças e adolescentes de instituições de acolhimento, bem como aquelas residentes em áreas de vulnerabilidade social e estudantes de escolas da rede pública. No entanto, os cursos também são abertos à comunidade em geral, promovendo um ambiente de trocas e conexões, relacionamentos baseados na equidade, fundamentais no processo de inclusão.

    As inscrições para o 1° semestre de 2025 serão de 17/2 a 6/3/2025.

    2025

    Regulamento nº 001/2025

    Inscrições: 17/2 a 6/3/2025

  • A Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil do TJMG são permanentemente convidados a se apresentarem em eventos de instituições públicas.

    Para informações, entre em contato pelo e-mail orquestraecoraljovem@tmg.jus.br.

     

  • Anualmente, crianças e adolescentes da Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil  presenteiam os belorizontinos com a Cantata de Natal.

    O espetáculo, que se renova a cada edição, traz sempre uma mensagem de paz e esperança e é um instrumento de incentivo para esses jovens em situação de vulnerabilidade social. A Cantata de Natal coroa o trabalho de um ano inteiro, sendo um presente para os que participam e para aqueles que assistem.

    Acesse a página da Cantata de Natal.

     

  • Acesse

    PORTARIA Nº 6871/PR/2024

    Institui o Programa de Formação Continuada Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.