Conheça outros canais de atendimento
Serviço de Informações ao Cidadão (SIC)
O Serviço de Informações ao Cidadão, previsto pela Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação - LAI), e pela Resolução Nº 215 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 16 de dezembro de 2015, tem por objetivos:
- atender e orientar o público quanto ao acesso a informações;
- informar sobre a tramitação de documentos nas suas respectivas unidades;
- protocolizar documentos e requerimentos de acesso a informações.
- Atendimento por cartaexpand_more
Através de carta, o cidadão pode solicitar informações ou abertura de reclamação. Na carta deverá relatar os fatos de forma clara, seu nome completo, endereço, telefone para contato, e-mail (se houver) e a solução pretendida.
Utilize o modelo de formulário abaixo e entregue nos protocolos de qualquer das unidades do TJMG, ou presencialmente na Ouvidoria.
Envie a correspondência para:
TJMG - Tribunal de Justiça do Estado de Minas GeraisOuvidoria do TJMG
Rua Goiás, 229, 10ª andar, Centro, Belo Horizonte
CEP: 30190-925 | Belo Horizonte/MG
FORMULÁRIO IMPRESSO
- Atendimento presencialexpand_more
O atendimento presencial é realizado de segunda a sexta, das 8h às 18h, por meio de agendamento, pelo telefone (31) 3237-6840.
- Atendimento Virtual - e-SICexpand_more
Balcão Virtual
O Balcão Virtual é uma ferramenta que permite o contato direto, por meio de videoconferência, com o setor de atendimento de cada unidade judiciária do TJMG.
Fale com o TJMG
O Fale com o TJMG é um canal eletrônico de comunicação e interlocução que proporciona o contato direto do cidadão com a instituição.
Envie sua mensagem pelo formulário eletrônico Fale com o TJMG.
Acompanhe o andamento da sua manifestação.
- Denúncias e reclamaçõesexpand_more
Registro
Comunique a ocorrência de irregularidade ou manifeste sua insatisfação sobre um serviço prestado pelo TJMG.
Comunique a ocorrência de ato ilícito, fraude ou corrupção.
- Acompanhamento de Manifestaçãoexpand_more
Acompanhe o andamento da sua manifestação.
- Recursoexpand_more
Resolução nº 731/2013:
Art. 6º - Ao requerente será autorizado ou concedido o acesso imediato à informação disponível.
§ 1º - Não sendo possível conceder o acesso imediato, na forma disposta no caput deste artigo, os canais de atendimento do Poder Judiciário deverão, em prazo não superior a 20 (vinte) dias:
I - comunicar a data, local e modo para se realizar a consulta, efetuar a reprodução ou obter a certidão;
II - indicar as razões de fato ou de direito da recusa, total ou parcial, do acesso pretendido; ou
III - comunicar que não possui a informação e indicar, se for do seu conhecimento, o órgão ou a entidade que a detém, ou, ainda, remeter o requerimento a esse órgão ou entidade, cientificando o interessado da remessa de seu pedido de informação.
§ 2º - O prazo referido no § 1º poderá ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa expressa da qual será cientificado o requerente.
(...)
Art. 11 - No caso de indeferimento do pedido de acesso a informação, poderá o interessado interpor recurso no prazo de 10 (dez) dias, a contar da sua ciência.
§ 1º - O recurso será dirigido à autoridade que exarou a decisão impugnada, a qual deverá encaminhá-lo à autoridade imediatamente superior, com prazo de 5 (cinco) dias para manifestar-se.
Art. 12 - Caberá ao Presidente do Tribunal de Justiça, diretamente ou por agente delegatário, no prazo de 5 (cinco) dias, rever as decisões denegatórias proferidas no recurso previsto no art. 11 desta Resolução.
- Endereços e Telefonesexpand_more
- Perguntas Frequentesexpand_more
Verifique se sua dúvida encontra-se relacionada na lista das Perguntas Frequentes.
Para obter mais informações, entre em contato com os canais de atendimento do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
- Carta de Serviçosexpand_more
-
Conheça os serviços prestados pelo TJMG e as formas de acessá-los, bem como as etapas e prioridades de atendimento existentes.
- Localização e Horário de Funcionamentoexpand_more
Localização:
Rua Goiás, 229, 10º andar, Centro, Belo Horizonte
CEP: 30190-925 | Belo Horizonte/MG
Horário de Funcionamento da Ouvidoria do TJMG:
De segunda à sexta-feira, das 08 às 18 horas
Telefone de atendimento do SIC:
Atendimento presencial na Ouvidoria do TJMG: por agendamento, tel (31) 3237-6840.
- Programa de Proteção de Dados Pessoaisexpand_more
Conheça a Política de Privacidade e o Programa de Proteção de Dados Pessoais, do TJMG.
- Relatório Estatístico Anualexpand_more
Estatísticas SIC
Estatísticas SIC
- órgão ou Unidade orgânica responsável pelo Sicexpand_more
O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) no Tribunal de Justiça de Minas Gerais é operacionalizado pela Ouvidoria do TJ.
O SIC atende às demandas recebidas pelo TJMG, referentes à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) - Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, e à Lei de acesso à informação - Lei n° 12.527, de 18 de novembro de 2011.
- Atos Normativosexpand_more
Acesse abaixo os normativos internos que regulamentam a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) no TJMG.
Acesse abaixo os normativos internos que regulamentam a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) no TJMG.
- CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOSexpand_more
Base normativa:
- Lei de Acesso à Informação - Lei nº 12.527/2011, art. 30;
- Resolução CNJ nº 215/2015, art. 41;
- Resolução TJMG nº 731/2013, art. 21.
Classificação de Documentos e DESCLASSIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES
Acesse aqui o PAINEL DE CLASSIFICAÇÃO E DESCLASSIFICAÇÃO DE PROCESSOS SIGILOSOS
ANO Classificação de Documentos
DESCLASSIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES
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Mais informações com a Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental, pelo e-mail dirged@tjmg.jus.br.
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