Os Fóruns Digitais podem estar instalados em edifícios que serão construídos pelo Tribunal de Justiça, quando atendidos critérios básicos, ou também em imóveis cedidos pelo município desde que garantam o acesso da população aos serviços do Judiciário.
As unidades funcionam como espaços de apoio, com mobiliário e equipamentos fornecidos pelo TJMG, que estarão conectados e oferecerão todo suporte básico para o cidadão que não tenha meios ou opte por não se deslocar até a sede da Comarca para participar de audiências virtuais, obter informações processuais e realizar outros serviços eletrônicos.
São muitas as vantagens para a cidade!
A ampliação do acesso à Justiça, especialmente de pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou de exclusão digital, é o principal objetivo desse projeto. Também haverá menos deslocamento para outros municípios, além da geração de empregos, visto que a instalação do Fórum Digital irá impactar a economia local, com criação de, pelo menos, 30 postos de trabalho diretos durante as obras.
A prefeitura deve entrar em contato com o TJMG para dar início ao projeto. Leia, nas próximas informações, outros requisitos técnicos que o município precisa cumprir.