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Acesso e Cadastro
Acesso e Cadastro
Publicado em 07 de outubro - 2025
- 1. Quem pode se cadastrar no Sistema Eletrônico de Informações SEI do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais - TJMG como usuário externo?expand_more
Podem solicitar o cadastramento no SEI TJMG como usuário externo apenas pessoas físicas, em nome próprio ou representando pessoas jurídicas, que participem ou tenham interesse comprovado em participar de processos administrativos do TJMG. O acesso será concedido quando houver a necessidade de o usuário visualizar e/ou assinar documentos e expedientes administrativos.
- 2. Como me cadastrar como usuário externo do SEI TJMG?expand_more
Acesse sei.tjmg.jus.br/usuario_externo, clique em “Clique aqui para se cadastrar”, preencha o formulário e aguarde o e-mail de confirmação para liberação do acesso.
- 3. Quais documentos e informações preciso enviar para concluir o cadastro?expand_more
Para concluir o cadastro, o usuário externo deverá enviar os seguintes documentos atualizados: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e comprovante de residência emitido há, no máximo, 90 (noventa) dias.
Os documentos deverão ser encaminhados para suportesei@tjmg.jus.br, com a informação sobre o motivo do pedido de acesso ao SEI TJMG como usuário externo.
- 4. Como saber se meu cadastro foi liberado?expand_more
Será encaminhada uma mensagem para o e-mail informado no cadastro, indicando se o acesso foi liberado ou se há pendências.
Verifique sua caixa de e-mail e, caso nãotenha recebido a mensagem, solicite informações sobre o cadastro à equipe do Suporte SEI pelos telefones (31) 3254-1402 a 1411 ou pelo e-mail suportesei@tjmg.jus.br.
- 5. É possível me cadastrar no SEI TJMG utilizando qualquer tipo de e-mail?expand_more
Sim. Não há restrição no SEI TJMG quanto ao tipo de e-mail a ser utilizado pelo usuário externo
- 6. Posso me cadastrar como pessoa jurídica ou somente pessoa física?expand_more
O cadastro no SEI é permitido apenas para pessoa física. Caso pessoa jurídica necessite de acesso, deverá indicar representante legal ou pessoa designar alguém para atuar em seu nome.
- 7. Estou tentando me cadastrar, mas o sistema informa que já há cadastro com o e-mail utilizado. O que fazer?expand_more
Essa informação indica que o e-mail foi utilizado em um cadastro anterior.
Assim, entreentre em contato com o Suporte SEI para verificar a condição do cadastro:
a. Se já estiver liberado: acesse o sistema e, se necessário, redefina a senha;
b. Se estiver pendente: encaminhe a documentação solicitada para ativação;
c. Se o e-mail pertencer a outro titular: solicite a desativação e realize um novocadastro.
- 8. Não recebi o e-mail de confirmação do cadastro. E agora?expand_more
Contate o Suporte SEI pelos telefones (31) 3254-1402 a 1411 ou pelo e-mail suportesei@tjmg.jus.br, informando: o motivo do cadastro, o número do processo SEI a ser acessado, a unidade do TJMG que orientou o acesso, além de encaminhar o RG, o CPF e comprovante de residência emitido (há no máximo 90 dias), conforme exigido pela Portaria Conjunta nº 1.449/PR/2023.
- 9. Perdi o acesso ao e-mail utilizado no cadastro. Como recuperar o acesso ao sistema SEI?expand_more
Envie um e-mail ao Suporte SEI (suportesei@tjmg.jus.br), solicitando a alteração do endereço eletrônico cadastrado.
Informe o e-mail antigo e o novo a ser utilizado.