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Informações Gerais
Informações Gerais
Publicado em 08 de outubro - 2025
- 1. O que é o sistema SEI?expand_more
O Sistema Eletrônico de Informações - SEI permite a gestão e o processamento eletrônico de documentos, expedientes e processos administrativos, sem a utilização de papel. O SEI dá celeridade ao andamento dos processos, elimina perdas e extravios e permite o compartilhamento de informações, de forma simultânea, com diversos usuários. O acesso é feito pela internet e o próprio sistema gerencia o nível de acesso das unidades e usuários envolvidos. A utilização do SEI no âmbito do TJMG é regulamentada pela Portaria Conjunta n° 1.449/PR/2023
- 2. O que é "usuário externo" do SEI TJMG?expand_more
Usuário externo é a pessoa física que tenha se submetido ao cadastro externo do SEI (sei.tjmg.jus.br/usuario_externo), destinado unicamente à participação em processos administrativos (assinatura de contratos/convênios, licitações, assinatura início/término de estágio, precatório de municípios, encaminhamento de ofício precatório etc).
- 3. Quando o cadastro de usuário externo é necessário?expand_more
O cadastro como usuário externo do sistema deverá ser realizado quando houver a necessidade de assinar, peticionar e/ou receber intimações e/ou responder a intimações no SEI. Além disso, o usuário externo deverá se cadastrar para a inserção de documentos em um processo (via “Peticionamento Intercorrente”), para a geração de processos (via “Peticionamento Novo”) e para o protocolo de respostas às intimações do SEI.
- 4. Em quais situações não é necessário o cadastro no SEI como usuário externo?expand_more
Para apenas visualizar o conteúdo de processo do SEI, não será necessário realizar o cadastro no sistema como usuário externo. Entretanto, é necessário que a unidade responsável pela tramitação do processo disponibilize acesso externo ao usuário.
- 5. Há algum manual ou tutorial para o usuário externo?expand_more
Sim. Os materiais destinados à orientação de usuários externos encontram-se disponíveis na página do SEI no Portal TJMG, acessível por meio do seguinte link: https://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/servicos/sistema-eletronico-de-informacoes-sei.
- 6. Posso fazer elogios, reclamações ou sugestões pelo SEI?expand_more
O SEI é exclusivo para a tramitação de processos administrativos. As solicitações de informações, comentários, dúvidas, denúncias, críticas e sugestões poderão ser encaminhadas por meio do canal “Fale com o TJMG”. A plataforma encontra-se disponível no Portal TJMG. Para acessar, selecione o seguinte link: https://www.tjmg.jus.br/falecomtjmg/.
- 7. Existe canal de atendimento para suporte e dúvidas?expand_more
Sim. O contato com o Suporte SEI deverá ser realizado pelo e-mail suportesei@tjmg.jus.br ou pelos telefones abaixo:
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Telefones do Suporte SEI: (31) 3254-1402 / 3254-1403 / 3254-1404 / 3254-1405 / 3254-1406 / 3254-1407 / 3254-1408 / 3254-1409 / 3254-1410 / 3254-1411.
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O horário de funcionamento do Suporte do SEI é das 8h às 18h.
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