O trabalho de conciliação no Centro Judiciário é realizado por voluntários, escolhidos dentre as pessoas que tenham aptidão para o trabalho de natureza conciliatória. Não é necessário conhecimento técnico ou específico. Os conciliadores e mediadores recebem treinamento em métodos consensuais de solução de conflitos.
Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania são unidades do Poder Judiciário que concentram a realização das audiências e sessões de conciliação e mediação, processuais e pré-processuais, bem como o serviço de atendimento e orientação ao cidadão. As normas para instalação e o funcionamento dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania nas comarcas do Estado de Minas Gerais estão disciplinadas na Resolução nº 873/2018.
Os conciliadores dos Centros Judiciários prestam o atendimento inicial ao cidadão, que recebe orientação quanto ao meio mais adequado para a solução de seu caso, com ênfase na mediação e conciliação.
Os conciliadores e mediadores judiciais devem realizar seu cadastro junto ao Conselho Nacional de Justiça no “Cadastro Nacional de Mediadores Judiciais e Conciliadores”, após realizada a capacitação em mediação ou conciliação.
Para mais informações entre em contato com o setor responsável através do e-mail: nupemec@tjmg.jus.br
No Portal TJMG, acesse Cidadão »Serviços » Conciliador Voluntário.
