Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

VEC de Patrocínio se mobiliza para digitalizar processos

Com digitalização, Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) poderá ser implantado antes do prazo previsto


- Atualizado em Número de Visualizações:

Atender aos anseios da sociedade. Com foco na missão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), uma equipe muito dedicada se uniu em uma missão interna: digitalizar mais de 800 processos em tempo anterior ao demandado. É dessa forma que a juíza da Vara de Execuções Criminais, Execuções Fiscais e Cartas Precatórias Criminais de Patrocínio, Ana Régia, definiu o trabalho realizado pelos servidores e estagiários da vara, que tinham até final de setembro para cumprir essa etapa, requisito para a implantação do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU). Para ela, isso só foi possível, porque os servidores abraçaram a causa. Eles contaram, ainda, com o auxílio de funcionários da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

 

A juíza explica que o SEEU vai revolucionar a execução penal em Minas. “Vai trazer mais agilidade na concessão de benefícios aos sentenciados, facilitar a vida dos usuários do direito, porque o sistema já traz o cálculo de quando o condenado vai receber alguma concessão, como progressão, comutação da pena, do indulto, implicando resultado positivo para o próprio sentenciado. Traz muito mais segurança a todos.”

 

Ela explica que as guias de execução chegavam às vezes em vários volumes e era muito difícil olhar em vários locais para verificar a viabilidade da concessão e a inexistência de erros. “Com o sistema isso ficará mais fácil. Estará tudo concentrado num lugar só.” Assim, agora, para cada indivíduo, será formado um único processo de execução penal, individual e indivisível, que reunirá todas as condenações que lhe forem impostas, inclusive aquelas que vierem a ocorrer no curso da execução.

 

A escrivã substituta, Cláudia Xavier Graçano Cunha, lembrou que o serviço da Vara de Execuções Criminais “anda muito rápido”. Segundo ela, “o processo que está na sua mesa hoje estará amanhã de novo. O andamento da execução é muito rápido. Com a implantação do Seeu, há uma possibilidade de melhora no nosso próprio trabalho”.

 

Mas ela conta também que foi trabalhoso. O trabalho foi concluído em um mês. Apesar do esforço concentrado, ela se diz satisfeita e esperançosa. “Estarei mais feliz quando o processo digital estiver em pleno funcionamento. Será para um bem maior.”     

 

De acordo com a juíza, o próximo passo é o treinamento de servidores, advogados, funcionários das penitenciárias e da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), a fim de que trabalhem com o novo sistema.

 

O juiz auxiliar da Presidência Thiago Colnago, que está à frente do projeto, ressaltou o fato de o SEEU ser aberto e pronto para se integrar a outros sistemas, como os das polícias.

 

 

Histórico


Os preparativos para a implantação do SEEU começaram nas Comarcas de Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia em junho deste ano; e em Betim e Patrocínio, em julho. Em agosto, o sistema foi implantado em Governador Valadares. Veja notícia aqui e aqui. A partir de setembro, as Comarcas de Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia recebem o sistema. A partir de dezembro, está previsto o início das atividades de preparação para a implantação em Uberaba, Unaí, Ponte Nova, Ipatinga, Três Corações e Igarapé.

  

Em todas essas comarcas, já em janeiro de 2017, deverá estar concluída a implantação do sistema. Em maio de 2017 inicia-se a implantação nas Comarcas de Belo Horizonte, Contagem e Ribeirão das Neves, que deverão estar com todos os processos de execução tramitando eletronicamente em dezembro daquele ano, para que em 2018 inicie-se a ampliação do sistema nas comarcas restantes.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial