Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Vara de Pedra Azul tem planejamento estratégico

A unidade judiciária aprimora suas rotinas de trabalho


- Atualizado em Número de Visualizações:

pedra-azul.jpg

A 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Pedra Azul implantou recentemente seu Planejamento Estratégico, que foi homologado pelo corregedor-geral de justiça, desembargador André Leite Praça, após visita técnica do Núcleo de Suporte ao Planejamento e à Gestão da Primeira Instância (Nuplan) à comarca. Realizada em maio, a visita teve como objetivo orientar o manejo e o cumprimento de metas, visando à melhoria dos processos de trabalho na unidade judiciária.

 

Durante a visita, foi solicitada ao magistrado responsável pela 2ª Vara, Rêidric Vítor da Silveira Condé Neiva e Silva, e a sua equipe, a anotação detalhada no Plano de Ação de todo o trabalho que está sendo realizado e das datas previstas para o cumprimento das futuras tarefas. De acordo com o juiz auxiliar da Corregedoria e orientador técnico do Nuplan, Marcus Vinícius Mendes do Valle, a documentação do andamento dos trabalhos e dos percentuais de cumprimento tem como função documentar a gestão, permitindo sua melhoria contínua e ajudando os futuros gestores a prosseguir na evolução gerencial da unidade judiciária.

 

O juiz Rêidric Neiva e Silva elogiou o engajamento dos servidores na implementação do Planejamento Estratégico na rotina dos serviços executados por eles. A unidade judiciária, segundo o magistrado, já apresentava bons resultados antes da implantação das metas, mas atualmente os números estão ainda melhores. “Hoje, os servidores têm mais consciência das estatísticas processuais da vara e se cobram melhores resultados. Eles cobram de mim também”, diz o magistrado.

 

Essa dedicação dos servidores, e também do juiz Rêidric Vítor, no desenvolvimento e aplicação do Plano Estratégico, ficaram evidentes durante a visita técnica. O juiz Marcus Vinícius, auxiliar da Corregedoria, disse que foram registradas todas as iniciativas complementares adotadas pela equipe da vara, sendo adequadamente detalhadas como boas práticas, inclusive com a possibilidade de serem replicadas em outras unidades judiciárias do estado.

 

Conforme relatório elaborado após a visita, a descrição dos percentuais e cumprimento tanto do Plano de Ação como do Plano Estratégico da unidade judiciária demonstram resultados importantes no trabalho de evolução da gestão. O documento aponta que está ocorrendo a efetiva implementação das ações propostas. Foi sugerida apenas a adequação de três metas, o que foi prontamente atendido pelo juiz Rêidric Neiva e Silva por meio da publicação de portaria.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial