Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Juiz de Fora se reúne com Prefeitura

Encontro abordou a proteção e acolhimento de adolescentes em situação de vulnerabilidade


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not Reuniao Prefeitura Juiz de Fora.jpeg
Reunião na Prefeitura de Juiz de Fora debateu estratégias para melhorar o acolhimento de adolescentes vulneráveis (Crédito: TJMG / Divulgação)

A Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Juiz de Fora realizou, na quarta-feira (26/3), reunião com a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, para tratar de temas relacionados à segurança pública e à proteção integral de adolescentes em medidas de acolhimento institucional, conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei nº 8.069/1990).

A iniciativa foi do juiz titular da Vara, Ricardo Rodrigues de Lima, membro da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do TJMG e coordenador regional da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). O objetivo foi discutir estratégias para melhorar o acolhimento de adolescentes em situação de vulnerabilidade. Entre os pontos debatidos, destaque para a necessidade de aprimoramento das condições estruturais e de suporte técnico para as equipes que atuam no atendimento desse público e a importância de um trabalho integrado entre as instituições envolvidas.

Algumas medidas foram sugeridas buscando garantir uma abordagem adequada aos adolescentes acolhidos, considerando suas histórias pregressas e possíveis situações de risco. Também foi tratada a necessidade de uma maior articulação entre os órgãos competentes no acompanhamento de jovens e familiares, buscando soluções sustentáveis e efetivas.

Estiveram presentes no encontro, além do juiz Ricardo Rodrigues de Lima e da prefeita Margarida Salomão, os promotores de Justiça da Infância e da Juventude Samyra Ribeiro Namen e Edgard Augusto Alves Santos; o promotor do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Thiago Fernandes; a promotora da Curadoria do Patrimônio Público, Daniele Vignoli Guzella Leite; o procurador-geral do município de Juiz de Fora, Marcus Motta Monteiro de Carvalho; o secretário de Segurança Urbana e Cidadania da Prefeitura de Juiz de Fora, Fernando Tadeu David; o delegado regional da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) Bruno Wink; o secretário de Direitos Humanos de Juiz de Fora, Biel Rocha; a secretária de Assistência Social, Malu Salim; a assistente social judicial Fernanda Moreira e Silva; e a psicóloga judicial Anapaula de Andrade Rinaldi Romão.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial