Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Turma Recursal dos Juizados Especiais tem novos juízes

Magistrados assinaram termo de posse no Gabinete da Presidência do TJMG


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia04_posse-juizado-especial-03-05-19.jpg
Os novos juízes titulares das turmas recursais atuarão exclusivamente no colegiado 

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Nelson Missias de Morais, empossou, hoje, 3 de maio, os novos membros titulares e suplentes da Turma Recursal dos Juizados Especiais, de atuação exclusiva em Belo Horizonte, Betim e Contagem.

Tomaram posse como titulares os juízes Bruno Terra Dias, Francisco Ricardo Sales Costa, Maria Luiza de Andrade Rangel Pires, Michel Curi e Silva e Paulo Sérgio Tinoco Néris. A partir de 4 de maio, esses magistrados atuarão de forma exclusiva na turma recursal.

Os juízes Mariana de Lima Andrade, Marcus Vinícius Mendes do Valle, Cláudia Luciene Silva Oliveira, Jefferson Keiji Saruhashi e Wagner Sana Duarte Morais atuarão como suplentes.

noticia02_posse-juizado-especial-03-05-19.jpg
Na oportunidade, os juízes suplentes também tomaram posse

Para o juiz Bruno Terra Dias, na magistratura desde 1990, a posse como 1º titular e presidente da Turma Recursal significa muito, principalmente pela importância do colegiado, considerado pela sociedade como a imagem de Judiciário atuante.

De acordo com o magistrado, o juiz que integra a turma recursal deixa de ser um juiz solitário e passa a estar integrado num regime colegiado, de decisões conjuntas.

No seu entendimento, isso propicia uma enorme gama de experiências, impossíveis de se conseguir nas varas especializadas, como era o seu caso, na Vara de Sucessões e Ausência.

noticia01_posse-juizado-especial-03-05-19.jpg
Juiz Bruno Terra Dias: "nossa tarefa é manter o nível de agilidade da turma recursal, sem jamais perder a qualidade"

O juiz fez questão de falar sobre a parte do Juizado correspondente à Fazenda Pública, surgida há poucos anos, e que apresenta uma explosão de demandas.

“Tais demandas dizem respeito ao cotidiano do cidadão e a mais comum é relativa à saúde. Isso reclama a celeridade que o Juizado tem e a turma recursal também”, enfatiza o magistrado.

“A nossa tarefa é, diante da explosão de demandas, manter o nível de agilidade da turma recursal, tornando-a melhor capacitada para o volume maior de serviço, sem jamais perder a qualidade”, concluiu o juiz Bruno Terra Dias.

Estavam presentes também durante a solenidade de posse o desembargador Caetano Levi Lopes, os juízes auxiliares da Presidência do TJMG, Jair Francisco dos Santos e Delvan Barcelos Junior, e o juiz Nicolau Lupianhes Neto, que encerra seu mandato como presidente da Turma Recursal dos Juizados Especiais.