Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Tribunais apresentam experiências de sucesso com novas tecnologias

TJs de Pernambuco, Piauí, Bahia e do DF mostraram desempenho dos sistemas implantados


- Atualizado em Número de Visualizações:

Promover agilidade, segurança, planejamento e organização de processos respeitando o plano estratégico dos tribunais. Esses são desafios que as cortes brasileiras enfrentam, mas que têm trilhado o caminho da resolução por meio da tecnologia. No segundo dia da 10ª edição do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Estadual (Enastic), realizado no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), nessa quarta-feira (26/4), quatro tribunais apresentaram cases de sucesso de associação da tecnologia aos trâmites do Judiciário.

Gestores de tecnologia da informação dos Tribunais de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Bahia (TJBA), Pernambuco (TJPE) e Piauí (TJPI) mostraram sistemas implantados nos últimos anos e que ajudaram a solucionar desafios na atuação da Justiça estadual.

Not---ENASTIC-Cases-de-Transformacao-Digital-da-Justica-Estadual-Clayton-Farias-de-Ataide1.jpg
Gestores de tecnologia da informação dos tribunais de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Bahia, Pernambuco e Piauí apresentaram soluções para solucionar desafios da Justiça estadual (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

A transformação digital nesses estados, segundo os responsáveis, exigiu muito estudo, investimento, planejamento, dedicação e correções de rota. "Estamos trabalhando com a transformação digital desde 2016 e um problema que sempre encontramos é com a estrutura para implantar e escalar as inovações", afirma a secretária de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Juliana Neiva Gouvea.

Ela diz que 45% das soluções de inovação no Brasil estão enfrentando problemas para escalar, e aponta os principais desafios: concorrência com demandas ordinárias, sustentabilidade da inovação, uso de tecnologias sem amplo conhecimento, tempo de desenvolvimento, dificuldades para contratação e para reuso dos processos desenvolvidos.

No TJPE, montar uma Comissão de Inteligência Artificial, formada por servidores e magistrados, e aprovar a contratação de equipe especializada foram estratégias cruciais para acelerar a transformação digital, segundo Juliana Gouvea.

Not---ENASTIC-Cases-de-Transformacao-Digital-da-Justica-Estadual-Juliana-Neiva-Gouvea-Ribeiro1.jpg
Secretária de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Juliana Neiva Gouvea (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

Rotinas

A concorrência com demandas ordinárias também foi citada como um dos grandes entraves para o avanço da tecnologia nos tribunais pelo secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça do Piauí, Clayton Farias de Ataíde.

"A rotina nos leva a atuar apagando incêndios, mas ela é domável através de boas práticas. Vi a governança funcionando em TI no Tribunal do Piauí", ressalta Clayton Ataíde. Ele afirma que a alta gestão da corte definiu qual direção o Tribunal deveria seguir na tecnologia e, a partir daí, a ação foi de planejar, fazer, checar e agir, com acompanhamento do Comitê de Governança de TI.

Not---ENASTIC-Cases-de-Transformacao-Digital-da-Justica-Estadual-Clayton-Farias-de-Ataide.jpg
Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), Clayton Farias de Ataíde (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

Direção

Uma das formas de se conseguir planejar e executar as ações de forma ordenada e obter melhores resultados é com o uso do OKR, sistema que trabalha com objetivos e resultados-chave utilizado no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Por meio dessa tecnologia, tem sido possível realizar a transformação digital alinhada ao plano estratégico do Tribunal, afirma a supervisora do Escritório de Projetos de Tecnologia da Informação na Coordenação Geral de TI do TJDFT, Juliana Sousa Nogueira.

"O OKR traz a direção (das ações), o que é mais importante que a velocidade de implantação. Conseguimos aprimorar os serviços de TI com foco na real satisfação do usuário", salienta a supervisora. Todo o processo passa por um monitoramento regular, a cada três meses, para que as rotas possam ser alinhadas.

Not---ENASTIC-Cases-de-Transformacao-Digital-da-Justica-Estadual-Juliana-Souza-Nogueira1.jpg
Supervisora do Escritório de Projetos de Tecnologia da Informação na Coordenação Geral de TI do TJDFT, Juliana Sousa Nogueira (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

Custas judiciais

Os trâmites para cobrança de custas judiciais passaram por uma verdadeira revolução no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) nos últimos anos. Antes com procedimentos totalmente manuais, o que gerava lentidão e um grande volume de custas remanescentes, agora está tudo digitalizado, otimizando os controles de arrecadação.

Segundo Ricardo Neri Franco, secretário de Tecnologia da Informação e Modernização do TJBA, o cenário arcaico foi totalmente remodelado. As rotinas não padronizadas e manuais deram lugar à padronização e automatização de procedimentos. A possibilidade de evasão de custas foi extremamente reduzida e o sistema desenvolvido também gerou mais segurança jurídica para a administração e colaboradores.

Para ele, a transformação digital requer um tripé essencial: tecnologia, processos e pessoas. "O profissional de tecnologia precisa estar cada vez mais próximo do cliente, entendendo as dores do usuário e buscando as soluções", enfatiza.

A apresentação dos cases foi mediada pelo secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), Carlos Vinícius Arimatea.

Not---ENASTIC-Cases-de-Transformacao-Digital-da-Justica-Estadual-Ricardo-Neri-Franco2.jpg
Ricardo Neri Franco, secretário de Tecnologia da Informação e Modernização do TJBA (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

Soluções

Antes da apresentação dos cases, empresas da área de tecnologia mostraram soluções para o setor jurídico, de forma a contribuir com a segurança, agilidade e organização dos processos.

A Arvvo, representada peo sócio-diretor, André Oliveira, trouxe aos participantes as soluções para aumentar segurança, trabalhar o armazenamento de dados e backup. A sua parceira, Veritas, apresentada pelo account manager Carlos Kalume, é líder mundial em solução de backup.

Já o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) apresentou o Universo Multicloud para acelerar a jornada de transformação digital para o órgãos públicos. Segundo Eduardo Sampaio Cardim, head de produtos de ambientes de conectividade do Serpro, a empresa é o maior broker (gerenciador de estrutura de TI) de governo do Brasil.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial