
Um novo fórum será erguido na Comarca de Santa Rita do Sapucaí, na região sudoeste de Minas, a cerca de 400 quilômetros de Belo Horizonte. A inauguração está prevista para julho de 2021.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (30/06) pelo desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, que representou o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, na solenidade.
O evento foi realizado de forma remota, devido à pandemia de covid-19 e transmitido ao vivo pelo Facebook.
Projeto

O novo fórum terá dois pavimentos em uma área de 2,6 mil metros quadrados. Contará com quatro varas, espaço para Juizado Especial, Tribunal do Júri, uma unidade do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), sistema moderno de prevenção e combate a incêndio, ar-condicionado, elevador, estacionamento, bicicletário e total acessibilidade para portadores de necessidades especiais.
Presenças
Além do desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, estiveram presentes à solenidade na sede do Poder Judiciário em Belo Horizonte, o deputado estadual Dalmo Ribeiro; o advogado Felipe Ribeiro da Silva; o deputado federal Bilac Pinto; e o juiz auxiliar da presidência do TJMG, Luiz Carlos Rezende e Santos.
Em Santa Rita do Sapucaí, estavam o diretor do foro, juiz João Paulo Santos da Costa Cruz; os juízes da comarca Ediberto Benedito Reis e Hélio Walter de Araújo Júnior; o prefeito Wander Wilson Chaves; o presidente da Câmara Municipal, Aldo Abrósio Morelli; o defensor público, Jader Machado Júnior; o presidente da OAB na cidade, Daniel Carli Teixeira; a representante da Polícia Civil, delegada Laís Veiga Caetano Pires e o representante da Polícia Militar, capitão Vinícius Araújo Barroso.
O juiz João Paulo Santos da Costa Cruz elogiou a atual gestão do TJMG, "que prestigiou a primeira instância com a construção e melhoria de fóruns nas cidades do interior do estado".
"A visão do desembargador Nelson Missias de implantar o processo judicial eletrônico (PJE) em todas as comarcas mineiras foi de fundamental importância em tempos de pandemia de Covid-19", ressaltou o magistrado.
O prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Wander Wilson Chaves agradeceu a instalação do novo fórum que será erguido em uma área onde funcionará um centro administrativo do município.
“O novo prédio será o pontapé inicial para a construção da futura cidade administrativa, que reunirá, em um mesmo local, os poderes judiciário, legislativo e executivo da cidade. Esse centro administrativo levará o nome do desembargador José Arthur de Carvalho Pereira, que sempre contribuiu para o desenvolvimento da região” anunciou o prefeito.
Emoção

O desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho ficou muito emocionado com a escolha do nome de seu pai para a futura cidade administrativa do município de Santa Rita.
“Resgato com emoção a minha própria história de vida porque participei, ainda adolescente, da solenidade de inauguração do atual fórum da comarca. É com muita alegria que recebo a notícia de que a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, a escolha do nome do meu pai para o futuro centro administrativo”, disse o desembargador.
Ouça o podcast com o áudio do desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho:
José Arthur de Carvalho Pereira Filho encerrou seu pronunciamento citando trechos de dois poemas do escritor mineiro Carlos Drummond de Andrade: (In) Memória e Memória:
“De cacos, de buracos, de hiatos e de vácuos, de elipses, psius, faz-se, desfaz-se, faz-se, uma incorpórea face, resumo do existido...”
“As coisas tangíveis tornam-se insensíveis à palma da mão. Mas as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão….”
Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial