Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG reforça a campanha de conscientização Outubro Rosa

Equipes vestiram a cor que simboliza a luta contra o câncer de mama


- Atualizado em Número de Visualizações:

Em apoio à campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama, magistradas e magistrados, servidoras e servidores, colaboradoras e colaboradores e estagiárias e estagiários do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) participaram, nesta sexta-feira (25/10), da ação "Venha de Rosa", vestidos com peças e acessórios na cor rosa, símbolo da campanha.

Além disso, durante todo o mês, o TJMG vem realizando, por meio da Diretoria Executiva de Administração de Recursos Humanos (Dearhu), da Gerência de Saúde no Trabalho (Gersat) e da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (Covit), uma série de iniciativas de orientação e conscientização sobre o tema.  

not---Outubro-Rosa-1.jpg
Magistrados, servidores, colaboradores e estagiários da Presidência do TJMG vieram de rosa nesta sexta-feira (25/10) para reforçar o alerta sobre os cuidados e a prevenção ao câncer de mama (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

O objetivo é alertar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, estimulando a busca por acompanhamento médico e a realização de exames regulares, como a mamografia, a ultrassonografia e também o autoexame, contribuindo assim para a obtenção de diagnósticos precoces e redução da incidência e da mortalidade em razão da doença.

O superintendente de Saúde do TJMG, desembargador Alexandre Quintino Santiago, ressaltou a importância da campanha. “O Outubro Rosa é promovido para que as pessoas deixem de ter vergonha de falar sobre o câncer de mama. E sobre a importância da prevenção, do autoexame, da vigilância que faz com que a doença possa ser diagnosticada em fase inicial, de maneira que haja grande possibilidade de remissão. Na verdade, é necessário que se fale do câncer de mama não só em outubro, mas em todos os meses do ano”, afirmou. 

not--Des.-Alexandre-Santiago-e-equipe.jpg
O superintendente de Saúde do TJMG, desembargador Alexandre Santiago, destacou a importância da difusão de informações sobre o câncer de mama, não apenas em outubro, mas em todo o ano (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Nas unidades do Judiciário na capital, servidores da Covit do TJMG distribuíram panfletos informativos e marcadores de livros sobre o Outubro Rosa, que contém um QR code que dá acesso à Cartilha da Saúde da Mulher, disponível também na Rede do portal do TJ.

A página da campanha no portal também traz informações sobre o que é o câncer de mama, quais as causas, sinais e sintomas, como prevenir, como se faz o diagnóstico e as formas de tratamento, entre outras informações relevantes.

not---Outubro-Rosa-vices-Presidencias.jpg
Equipes das Vice-Presidências participaram da ação (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Um dos destaques da campanha deste ano é para a conscientização dos homens sobre os perigos da doença. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), aproximadamente 1% dos casos de câncer de mama são detectados em homens e os cuidados de prevenção devem ser para todos os públicos. 

Como a mama masculina é pequena, e os nódulos costumam ficar atrás do mamilo, geralmente não é possível fazer cirurgias conservadoras (que retiram apenas parte da mama). A cirurgia costuma ser a retirada de toda a mama com a aréola e o mamilo (mastectomia total), com a cirurgia axilar (retirada de um gânglio ou de vários gânglios da axila), no mesmo tempo cirúrgico.

Not---Portaria.-Outubro-Rosa-2024..jpg
Colaboradores da Recepção do TJMG também vestiram peças na cor rosa em apoio à campanha de prevenção ao câncer de mama (Crédito: Euler Junior/TJMG)

“A campanha já é bem consolidada e conhecida e a procura maior por informação vem das mulheres que sentem que possuem maior risco. A função da campanha é marcar e lembrar às pessoas sobre prevenção e cuidados. Prestar atenção nos hábitos alimentares, evitar álcool e fumo e fazer exercícios regularmente são essenciais para todos. Apesar de raro, é importante que os homens também façam o autoexame e fiquem atentos”, afirma Daniela Hipólito de Carvalho, coordenadora da Covit e responsável pelas iniciativas no TJMG. 

Clique aqui para saber mais informações sobre a Campanha Outubro Rosa e acesse a Cartilha da Mulher do TJMG para obter mais informações. Confira também as fotos do Dia Rosa na capital e Interior do Estado no Flickr do TJMG.

Veja o álbum do flickr com imagens da adesão à ação "Venha de Rosa" no TJMG. 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial