Em apoio à campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama, magistradas e magistrados, servidoras e servidores, colaboradoras e colaboradores e estagiárias e estagiários do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) participaram, nesta sexta-feira (25/10), da ação "Venha de Rosa", vestidos com peças e acessórios na cor rosa, símbolo da campanha.
Além disso, durante todo o mês, o TJMG vem realizando, por meio da Diretoria Executiva de Administração de Recursos Humanos (Dearhu), da Gerência de Saúde no Trabalho (Gersat) e da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (Covit), uma série de iniciativas de orientação e conscientização sobre o tema.
O objetivo é alertar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, estimulando a busca por acompanhamento médico e a realização de exames regulares, como a mamografia, a ultrassonografia e também o autoexame, contribuindo assim para a obtenção de diagnósticos precoces e redução da incidência e da mortalidade em razão da doença.
O superintendente de Saúde do TJMG, desembargador Alexandre Quintino Santiago, ressaltou a importância da campanha. “O Outubro Rosa é promovido para que as pessoas deixem de ter vergonha de falar sobre o câncer de mama. E sobre a importância da prevenção, do autoexame, da vigilância que faz com que a doença possa ser diagnosticada em fase inicial, de maneira que haja grande possibilidade de remissão. Na verdade, é necessário que se fale do câncer de mama não só em outubro, mas em todos os meses do ano”, afirmou.
Nas unidades do Judiciário na capital, servidores da Covit do TJMG distribuíram panfletos informativos e marcadores de livros sobre o Outubro Rosa, que contém um QR code que dá acesso à Cartilha da Saúde da Mulher, disponível também na Rede do portal do TJ.
A página da campanha no portal também traz informações sobre o que é o câncer de mama, quais as causas, sinais e sintomas, como prevenir, como se faz o diagnóstico e as formas de tratamento, entre outras informações relevantes.
Um dos destaques da campanha deste ano é para a conscientização dos homens sobre os perigos da doença. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), aproximadamente 1% dos casos de câncer de mama são detectados em homens e os cuidados de prevenção devem ser para todos os públicos.
Como a mama masculina é pequena, e os nódulos costumam ficar atrás do mamilo, geralmente não é possível fazer cirurgias conservadoras (que retiram apenas parte da mama). A cirurgia costuma ser a retirada de toda a mama com a aréola e o mamilo (mastectomia total), com a cirurgia axilar (retirada de um gânglio ou de vários gânglios da axila), no mesmo tempo cirúrgico.
“A campanha já é bem consolidada e conhecida e a procura maior por informação vem das mulheres que sentem que possuem maior risco. A função da campanha é marcar e lembrar às pessoas sobre prevenção e cuidados. Prestar atenção nos hábitos alimentares, evitar álcool e fumo e fazer exercícios regularmente são essenciais para todos. Apesar de raro, é importante que os homens também façam o autoexame e fiquem atentos”, afirma Daniela Hipólito de Carvalho, coordenadora da Covit e responsável pelas iniciativas no TJMG.
Clique aqui para saber mais informações sobre a Campanha Outubro Rosa e acesse a Cartilha da Mulher do TJMG para obter mais informações. Confira também as fotos do Dia Rosa na capital e Interior do Estado no Flickr do TJMG.
Veja o álbum do flickr com imagens da adesão à ação "Venha de Rosa" no TJMG.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial