Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG recebe painel em homenagem aos 150 anos da 2ª Instância em Minas Gerais

A obra do artista Heleno Nunes, doada pela Amagis, será instalada no Fórum de Ouro Preto


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-8---Doacao-do-painel-do-artista-plastico-Heleno-Nunes.jpg
O painel em homenagem aos 150 anos do TJMG possui 6,30 m de comprimento por 1,60 m de altura ( Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG )

Os 150 anos de criação da 2ª Instância em Minas Gerais, celebrados em agosto de 2023, foram imortalizados em um painel, de autoria do artista plástico Heleno Nunes, doado pela Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A solenidade de entrega da obra foi realizada no hall do Edifício-Sede do TJMG, com  a participação do autor e de desembargadoras, desembargadores, juízas, juízes, servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores da Corte mineira.

O painel de 6,30 m de comprimento por 1,60 m de altura será instalado no Fórum da Comarca de Ouro Preto, que foi a primeira sede do Tribunal, em 1873. Além da obra, o TJMG recebeu uma placa comemorativa em alusão à doação da Amagis, contendo os nomes da Direção das duas instituições.

Compuseram o dispositivo de honra da solenidade o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, Estevão Lucchesi de Carvalho; o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Vicente de Oliveira Silva; o ouvidor do TJMG, desembargador José Américo Martins da Costa; o presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; a presidente eleita da Amagis para o triênio 2025/2027, juíza Rosimere das Graças do Couto; o diretor financeiro da Cooperativa de Crédito dos Integrantes do Poder Judiciário e do Ministério Público de MG (Sicoob JUS-MP), juiz Agnaldo Rodrigues Pereira.; o artista plástico Heleno Nunes; e o juiz aposentado Fernando Humberto dos Santos, pai do presidente da Amagis.

O painel começou a ser produzido durante o Congresso da Magistratura Mineira, em agosto de 2023, em Ouro Preto, como parte das comemorações do Sesquicentenário do TJMG. Enquanto trabalhava na obra, o artista Heleno Nunes convidou alguns participantes do evento para contribuírem com seus próprios traços.

Not-4---Doacao-do-painel-do-artista-plastico-Heleno-Nunes.jpg
O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, ressaltou que as artes conferem maior leveza ao Judiciário estadual ( Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG )

Para o presidente do TJMG, desembargador Corrêa Junior, essa é mais uma demonstração da aproximação do Tribunal de Justiça com as artes. "Os ambientes forenses nem sempre são de muita leveza e alegria. Ter obras de arte, como o trabalho de um artista de tanta qualidade quanto Heleno Nunes, é poder trazer leveza para os nossos fóruns. Que a sensibilidade do artista que retrata os 150 anos do nosso Tribunal de Justiça também se preste para trazer mais equilíbrio às decisões das nossas colegas magistradas e dos nossos colegas magistrados. Quero agradecer à Amagis e ao artista por essa obra de arte que irá embelezar o berço da nossa Corte, na Comarca de Ouro Preto", disse.

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, ressaltou que a ideia de criação da obra, que resultou no painel, foi do desembargador aposentado e 2º vice-presidente do TJMG na gestão 2020-2022, Tiago Pinto, após visita ao Fórum da Comarca de Lagoa da Prata, que possui um dos trabalhos de Heleno Nunes.

"É um verdadeiro marco e estamos muito felizes em poder doar essa linda obra ao TJMG. A Associação teve a inspiração e agradecemos o apoio da Sicoob JUS-MP, que nos proporcionou condições de fazer essa entrega. É mais um fator de integração, de lembrança e de fortalecimento das ações culturais do Tribunal de Justiça e da Amagis", afirmou.

O diretor financeiro da Sicoob JUS-MP, juiz Agnaldo Rodrigues Pereira, disse estar orgulhoso pela participação da Cooperativa na doação: "É com grande honra que a nossa Cooperativa dos juízes, promotores, defensores, servidores, terceirizados, e também dos oficiais de cartório, participa dessa entrega, desse movimento cultural. Apoiamos o Tribunal de Justiça nas suas boas obras, nas suas iniciativas para melhorar a justiça e também para melhorar as condições dos nossos cooperados", disse.

Not-10---Doacao-do-painel-do-artista-plastico-Heleno-Nunes.jpg
Segundo o artista plástico Heleno Nunes, o painel foi construído com o apoio de participantes do Congresso da Magistratura Mineira, em agosto de 2023 ( Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG )

Sangue e ouro

O artista plástico Heleno Nunes disse que, ao dar início ao desenho da deusa grega da Justiça Têmis (ou Themis), durante o Congresso da Magistratura Mineira, pediu a colaboração de magistradas e magistrados, que fizeram intervenções no painel. Em seguida, incluiu outros elementos, como o trecho da partitura da música "Oh, Minas Gerais”, para dar "movimento à obra". Ele pintou ainda uma tatuagem de balança no braço da deusa e 150 rostos, representando a quantidade total de desembargadores e desembargadoras do TJMG, à época.

"Outra inspiração foi a cidade de Ouro Preto, berço do Tribunal, em tons vermelhos, representando o sangue derramado pela busca do ouro com traços dourados e negros. Também fiz uma representação da deusa Themis negra, para dar mais equilíbrio, e sua venda são as próprias mãos", afirmou o artista.

O painel apresenta ainda o martelo da Justiça e uma corda com um nó, que, de acordo com Heleno Nunes, "os membros da Justiça desatam todos os dias". "As ideias foram surgindo e se harmonizando até que a obra ficasse completa", disse.

Not-2---Doacao-do-painel-do-artista-plastico-Heleno-Nunes.jpg
Na solenidade de entrega da obra, o TJMG também recebeu uma placa comemorativa, em alusão à doação ( Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG )

Sobre o artista

Natural de Lagoa da Prata (MG), Heleno Nunes iniciou a trajetória artística profissional aos 17 anos, fazendo desenhos para o caderno infantil "Gurilândia", do jornal Estado de Minas. Seus quadrinhos, charges e ilustrações se espalharam pelo Brasil, publicadas nos jornais Zero Hora, Gazeta do Paraná e nas revistas Encontro e Oi, Turma. Em 1980, o ilustrador migrou para a pintura, ao receber o convite do prefeito de Lagoa da Prata para produzir um mural para o recém-inaugurado Fórum da Comarca.

Heleno Nunes passou a expor em mostras coletivas e individuais, ao lado de grandes nomes das artes plásticas. Em 2000, exibiu seu trabalho na Galeria Debret, em Paris. Entre outras atividades recentes, em 2021 realizou exposição com 20 telas, criadas exclusivamente para essa finalidade, no Espaço Cultural do TJMG.

Veja outras fotos da solenidade no Flickr oficial do TJMG.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial