Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG recebe medalha do mérito genealógico do IHGMG

Honraria do instituto foi uma homenagem aos 150 anos da Corte mineira


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-2---Medalha-Conego-Raymundo-Trindade.jpg
A solenidade foi realizada no sábado (18/11), na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, na capital mineira ( Crédito : Gláucia Rodrigues / TJMG )

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foi agraciado, no sábado (18/11), com a Medalha Genealógica Cônego Raymundo Trindade, outorgada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG). A cerimônia ocorreu durante o 7º Seminário Mineiro de Genealogia, realizado na sede do IHGMG, em Belo Horizonte. Na oportunidade, a Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia (Asbrap) também recebeu a condecoração.

A comenda é destinada a pessoas físicas e jurídicas que se destacam por reconhecidos méritos no desenvolvimento de pesquisas genealógicas ou na preservação de acervos documentais de grande importância para a genealogia das famílias mineiras. O tributo é entregue, todos os anos, em meios às celebrações do Dia Estadual do Genealogista, comemorado nesta segunda-feira (20/11), data de nascimento do patrono da medalha.

Na solenidade, o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, foi representado pelo desembargador Bruno Terra Dias, que é membro do IHGMG e integrante da Comissão Especial para o Sesquicentenário da Corte mineira.

Not-4---Medalha-Conego-Raymundo-Trindade.jpg
O desembargador Bruno Terra Dias representou, na solenidade, o presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho ( Crédito : Gláucia Rodrigues / TJMG )

Concílio favorável

O desembargador Bruno Terra Dias agradeceu ao IHGMG e afirmou ter ficado honrado por representar o TJMG no evento e a importância, para o Judiciário mineiro, de receber a honraria. O magistrado ressaltou que, em 2023, a Segunda Instância completou 15 décadas de criação e, em novembro, completam-se 140 anos de nascimento do Cônego Trindade e os 35 anos da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud) do TJMG.

"A Mejud, hoje muito bem capitaneada pelo desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, foi criada em 9 de novembro de 1988, por meio uma resolução, durante a presidência do desembargador José Arthur de Carvalho Pereira, pai do atual presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho. São uma série de coincidências de aniversários e datas", disse o desembargador Bruno Terra Dias.

Segundo o magistrado, o Tribunal, ao registrar o cotidiano, gera material para a genealogia mineira e para a compreensão dos que já estavam aqui – os povos originários –  para os que vieram. "Tantas nacionalidades e etnias que aqui se estabeleceram para fazer quem somos hoje. A genealogia há de nos perpetuar, não individualmente, mas como coletividade", afirmou o desembargador.

Not-1---Medalha-Conego-Raymundo-Trindade.jpg
O tributo do IHGMG foi um reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo TJMG para a genealogia das famílias mineiras ( Crédito : Gláucia Rodrigues / TJMG )

Preservação de acervos

A saudação às instituições agraciadas com a medalha coube ao 1º secretário do IHGMG, Iácones Batista Vargas, que é gerente de Orientação e Fiscalização do Foro Judicial (Gefis) do TJMG e membro da Comissão Especial para os 150 anos da Corte mineira. Ele observou que o TJMG exerce relevantes serviços na preservação de acervos documentais de grande importância para a genealogia das famílias mineiras, “apresentando duas grandes frentes de trabalho visando à organização, higienização, catalogação, digitalização e disponibilização de milhares de processos judiciais, inclusive inventários e testamentos”.

“Também a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), por meio da Coordenação de Arquivo Permanente (Coarpe), vem indexando e disponibilizando, mediante demanda, cópias digitalizadas de milhares de processos judiciais, cujo conteúdo é compartilhado na internet, em parceria pioneira com o site Family Search. Ambas as ações têm contribuído para a democratização e facilitação do acesso a essas importantes fontes primárias de pesquisa genealógica e favorecido o desenvolvimento de trabalhos de genealogistas de Minas Gerais, do Brasil e do mundo”, afirmou Iácones Batista Vargas.

Not-7---Medalha-Conego-Raymundo-da-Trindade.jpg
A saudação às instituições agraciadas com a medalha coube ao 1º secretário do IHGMG, Iácones Batista Vargas ( Crédito : Gláucia Rodrigues / TJMG )

Reconhecimento e gratidão 

O 1º secretário do IHGMG, Iácones Batista Vargas, ressaltou que a Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia congrega pesquisadores do Brasil e do exterior e tem como objetivo fomentar estudos a fim de preservar e divulgar a memória do país e de seu povo. “Além de suas tertúlias, congressos e palestras, que mantêm o ‘convívio’ e a troca de experiências entre pesquisadores e genealogistas, a Asbrap sempre incentiva a realização de pesquisas diretamente em fontes primárias”, disse.

Para Iácones Batista Vargas, as duas instituições homenageadas merecem reconhecimento e gratidão pelos serviços prestados no desenvolvimento de pesquisas genealógicas e na preservação de acervos documentais para a genealogia das famílias de Minas Gerais. "A honraria que hoje lhes é outorgada, além de reconhecer seus destacados méritos institucionais, é também uma forma de se homenagear os 150 anos do TJMG e os 30 anos da Asbrap, completados ambos no último mês de agosto”, afirmou o 1º secretário do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

Após a entrega das medalhas, foi dado início às palestras do 7º Seminário Mineiro de Genealogia. A coordenadora da Comissão Especial de Genealogia do IHGMG, jornalista Heloísa Azevedo da Costa, proferiu a exposição “Imigração Francesa em Minas Gerais no Século XIX”, e a pesquisadora Joana d'Arc do Valle Rodrigues falou sobre “Os Descendentes de Cláudio Manoel da Costa, grande Poeta e Inconfidente Mineiro”.

Not-5---Medalha-Conego-Raymundo-Trindade.jpg
A Medalha Genealógica Cônego Raymundo Trindade foi entregue em meio às celebrações do Dia Estadual do Genealogista, comemorado nesta segunda (20/11) ( Crédito : Gláucia Rodrigues / TJMG )

Cônego Trindade

Patrono da Genealogia Mineira, o Cônego Raymundo Octávio da Trindade nasceu no povoado das Pedras, Freguesia do Furquim, então Município de Mariana. Ordenou-se padre em 4 de abril de 1908, após ingressar no Seminário de Mariana. Em sua trajetória, entre outras passagens, está o fato de ter exercido o ministério pastoral em diferentes paróquias mineiras e cargos na Sé Catedral e na Cúria Metropolitana, em Mariana. Em 1944, o presidente Getúlio Vargas o nomeou para instalar o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, do qual foi diretor por 15 anos.

É autor de 27 livros. "Com seus estudos genealógicos, entre 1923 e 1955, brindou o público com nove livros, que foram incorporados como capítulos da grande obra 'Velhos Troncos Mineiros', publicada em 1955, em três volumes, com 1.155 páginas. Em 1928, publicou a monumental 'Archidiocese de Marianna: Subsídios para a sua História', com 1.696 páginas, também em três volumes”, afirmou Iácones Batista Vargas.

De acordo com o 1º secretário do IHGMG, a obra sobre a Arquidiocese de Mariana “projetou o nome do Cônego Trindade por todos os recantos intelectuais e culturais do Brasil e do mundo, tendo recebido a melhor apreciação de inúmeros historiadores e críticos”. Posteriormente, o patrono da genealogia mineira seria agraciado, pelo Papa João XXIII, com o titulo de Monsenhor, Camareiro Secreto. Faleceu em Belo Horizonte, em 2 de abril de 1962.

Mesa de honra

Compuseram a mesa de honra da entrega da Medalha Genealógica Cônego Raymundo Trindade o desembargador Bruno Terra Dias; o presidente do IHGMG, José Carlos Serufo; o 2º vice-presidente do IHGMG, Stanley Savoretti de Souza; o 1º secretário do IHGMG, Iácones Batista Vargas; a coordenadora da Comissão Especial de Genealogia do IHGMG, jornalista Heloísa Azevedo da Costa; a pesquisadora Joana D'Arc do Valle Rodrigues; e o presidente da Asbrap, Carlos Alberto da Silveira Isoldi Filho.

Também estiverem presentes no evento os seguintes integrantes da Comissão do Sesquicentenário do TJMG: o desembargador Osvaldo Oliveira Araújo Firmo; a assessora técnica da Memória do Judiciário Mineiro, Andréa Vanessa da Costa Val; e o assessor judiciário Arthur Magalhães Bambirra. Entre os participantes da cerimônia, figurou ainda a historiadora e museológica da Mejud do TJMG, Josiane Gonçalves de Freitas.

Assista à íntegra da solenidade no canal do IHGMG no YouTube.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial