
Um grupo de integrantes de institutos históricos, políticos e magistrados encontrou-se nesta quarta-feira (6/10) com o superintendente administrativo adjunto do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur Filho. Eles trataram da possibilidade de cooperação entre o Judiciário estadual mineiro e quatro municípios da região do Campo das Vertentes na realização de um evento cultural para celebrar o 275º aniversário de nascimento de Joaquim José da Silva Xavier, o alferes Tiradentes, em 12/11 próximo.
A reunião contou com a participação do superintendente de Saúde e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), desembargador Bruno Terra Dias, do juiz auxiliar da Presidência Jair Francisco dos Santos e do diretor-executivo de Comunicação, Sérgio Luiz Gomes Galdino. Entre os temas discutidos estavam a festividade e parcerias futuras.
Estiveram presentes o juiz aposentado Auro Aparecido Maia de Andrade; o prefeito de Ritápolis, Higino Zacarias de Souza; a advogada Beatriz Coelho Morais de Sá, presidente da Comissão de Antropologia do IHGMG; o coronel Adalberto Guimarães Menezes e sua filha, Maria Ângela de Barros Correia Menezes, associados da instituição; Paulo Roberto de Souza Lima, integrante do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei; Eugênio José dos Santos, supervisor do setor de cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Coronel Xavier Chaves; e o ex-deputado federal e advogado Marcos Tito.
Atuação cidadã
O desembargador José Arthur Filho frisou que o TJMG tem buscado, cada vez mais, associar a prestação jurisdicional, sua atividade-fim, a outras formas de atuação de responsabilidade social e ambiental, além de realizações na esfera artística, educativa e cultural, pois isso fortalece a cidadania e contribui para a pacificação e para o convívio harmônico em sociedade.
Segundo o superintendente administrativo adjunto, ficou definido que deverá ser firmado um termo de cooperação para que “o incentivo do TJMG se viabilize de maneira formal”. Ele avalia que o encontro foi muito importante para todos os envolvidos, que saíram contentes com a perspectiva da colaboração.

“Alguns dos municípios que integram o Campo das Vertentes, por meio de seus representantes legais, como o prefeito, membros do Instituto Histórico e Geográfico e outros, vieram pedir apoio institucional para a preparação dessa festa, a ser realizada na cidade natal de Tiradentes, na data em que se comemora o nascimento do mártir da Inconfidência. Na qualidade de representante do Tribunal e em nome do presidente Gilson Lemes, salientei que o TJMG tem enorme prazer em tomar parte nesse evento, uma vez que não podemos deixar de promover, valorizar e fortalecer cada vez mais nossa história e nossos grandes líderes, uma personalidade importante não só para Minas Gerais mas para todo o Brasil”, afirmou.
Tradição vencedora
O desembargador Bruno Terra Dias ressaltou que Minas Gerais contribuiu com nomes destacados na vida política do Brasil, deixando sua marca na trajetória de gerações, ao longo dos séculos, e sua população tem “o compromisso histórico de viver e atuar de forma coerente” com o discurso fraterno, igualitário e de defesa das liberdades defendido por muitos com a própria vida.
“Para julgar, é preciso ser justo e conhecer a história e, para isso, devemos nos debruçar não apenas sobre fatos e personagens, mas sobre valores e princípios. Por isso, o TJMG vem se abrindo à cultura mineira. Reavivar essa tradição traz para o nosso Estado e País uma renovação de ares fundada na liberdade. Este encontro tem por proposta consolidar e institucionalizar a atuação do Tribunal como apoiador do legado mineiro em vários âmbitos, porque isso valoriza o Estado, o povo mineiro. A consciência mineira foi o fiel da balança em momentos difíceis e decisivos”, concluiu.
Resgate histórico
O prefeito Higino Zacarias de Souza expressou sua grande satisfação, agradeceu pela acolhida da Presidência do TJMG e lembrou que Ritápolis abriga a fazenda Pombal, onde nasceu o célebre inconfidente, que é um mito brasileiro — portanto, guarda importância não só para a memória mineira mas também para a nacional.
“Viemos oficialmente, em nome da região e do nosso município, para preparar esse evento, que é o resgate da data histórica do nascimento do mártir da Inconfidência. Pela primeira vez, contaremos com a participação institucional do Tribunal. Isso nos honra muito e mostra o crescimento da mentalidade que reconhece a importância de preservar os nossos heróis. Temos essa obrigação, enquanto liderança política, de buscar a ajuda do Judiciário e de outras instituições para que possamos preservar e eternizar o nome de Tiradentes”, disse.
Os municípios de Ritápolis e Tiradentes integram, com a sede, a Comarca de São João del-Rei. Já o município de Coronel Xavier Chaves faz parte da Comarca de Resende Costa.
Também são associados do IHG-MG os desembargadores da ativa Caetano Levi Lopes, Doorgal Gustavo Borges de Andrada, Marcos Henrique Caldeira Brant e Osvaldo Oliveira Araújo Firmo, os desembargadores aposentados Lúcio Urbano Silva Martins e Luiz Carlos Biasutti e o servidor Iácones Batista Vargas.
Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial