Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG realiza audiência de conciliação entre PBH e Sind-Rede

Representantes da Prefeitura de BH e dos professores municipais não chegaram a um acordo


- Atualizado em Número de Visualizações:
NotAudiencia-Professores-Prefeitura3.jpg
A audiência de conciliação entre a PBH e o Sind-Rede foi realizada na sede do TJMG, nesta quarta-feira (2/7) (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG).

A audiência de conciliação realizada nesta quarta-feira (2/7), no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), sobre a proposta de reajuste salarial dos professores da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte terminou sem acordo entre as partes. A categoria está em greve desde o dia 6 de junho de 2025.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede BH) reivindica um reajuste de 6,27% para os professores municipais, enquanto a proposta da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) é de aumento de 2,49%, a partir de maio de 2025.

A audiência, presidida pelo desembargador do TJMG Leopoldo Mameluque, contou com a participação do procurador do Ministério Público de Minas Gerais Júlio Cézar Luciano; da secretária municipal de Educação, Natália Araújo; do secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Bruno Passeli; do secretário municipal da Fazenda, Pedro Meneguetti; do procurador-geral do Município, Hércules Guerra; da diretora do Sind-Rede, Vanessa Portugal Barbosa; e dos advogados Luciene de Jesus do Nascimento e Luiz Carlos Bittencourt Silva.

As duas partes apresentaram seus argumentos, propostas e contrapropostas, mas não houve consenso.

Os representantes do Sind-Rede afirmaram que uma assembleia geral da categoria deve ser realizada nesta quinta-feira (3/7), a partir das 14h, para discussão das propostas apresentadas na audiência de conciliação. Eles também propuseram uma nova reunião com a PBH, antes da assembleia, para rever os pontos debatidos e encontrar possíveis novas propostas a serem apresentadas aos professores municipais.

NotAudiencia-Professores-Prefeitura4.jpg
A audiência foi presidida pelo desembargador do TJMG Leopoldo Mameluque (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG).

O desembargador Leopoldo Mameluque afirmou que a audiência foi produtiva e que avanços foram conquistados, apesar de não se ter chegado a um acordo.

"Logicamente, o sindicato não pode resolver nada sem consultar os membros da assembleia geral. Foi feito um avanço na proposta inicial apresentada, como rodar uma nova folha de pagamento para anular o cancelamento do ponto, além de outras propostas que serão analisadas pela categoria", afirmou.

Ele ressaltou que o Poder Judiciário estadual está aberto a receber novamente as partes para uma nova reunião conciliatória, caso desejem, ou para mediação.

"É interesse de todos que esse impasse se resolva o quanto antes. Estaremos aqui para colaborar de todas as formas possíveis. Sabemos que é sempre melhor que tudo seja resolvido sem a necessidade de imposição, e sim, por meio da conciliação", disse.

Veja outras fotos da audiência.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial

*