Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG promove campanha em favor da adoção

Ações tentam sensibilizar a população sobre o tema


- Atualizado em Número de Visualizações:

“O amor não vem do sangue. Vem do coração!” Essa frase marca a campanha que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), promove no período de 16 de maio a 16 de junho, visando incentivar a adoção de crianças e adolescentes em todo o estado. Cartazes, matérias jornalísticas, divulgação nas redes sociais de times de futebol e uma sessão de cinema, com filme que aborda o tema, estão entre as ações pensadas com o intuito de sensibilizar e esclarecer a população sobre esse ato de amor.

 

As peças gráficas da campanha, idealizada pela Coinj, foram desenvolvidas pelo Centro de Comunicação Visual, da Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG (Ascom), que elaborou cartazes que estão sendo enviados para todas as 296 comarcas do estado. Em Belo Horizonte, algumas linhas de ônibus começarão a circular com a arte da campanha estampada na traseira dos veículos, e três times de futebol que aderiram à iniciativa vão veicular em suas redes sociais as peças publicitárias da campanha.

Banner.jpg
Cartazes da campanha estão sendo enviados para as 296 comarcas do estado

De acordo com o coordenador técnico da Coinj, Marcos Paulo Amorim, a Constituição Federal prevê o direito de toda criança à convivência familiar. “Em que pese o grande número de adoções realizadas no Estado de Minas Gerais no ano de 2017, superando a marca de 1.250 crianças, infelizmente ainda há muitos menores que não podem usufruir desse direito de viver numa família. Aqui no estado ainda há centenas de crianças na espera para serem adotadas. Isso motivou a idealização dessa campanha”, disse.

 

Cineclube TJ

Ainda como parte da programação, o Cineclube TJ exibe, em 29 de maio, o filme Um Sonho Possível, realizado em 2009 pelo diretor americano John Lee Hancock. A sessão será às 19h, no auditório da Corregedoria-Geral de Justiça – Rua Goiás, 253, 3º andar.

 

O drama conta a história de Michael Oher (Quinton Aaron), um jovem negro que é filho de uma mulher viciada em drogas e não tem onde morar. Um dia, ele foi avistado pela família de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), andando em direção ao estádio da escola onde pretendia abrigar-se da chuva para dormir. Ao ser convidado para passar uma noite na casa dos milionários, Michael não tinha ideia de que aquele dia iria mudar para sempre a sua vida, permitindo que ele se tornasse, mais tarde, um astro do futebol americano.

 

A realização da maternidade

“Ao adotá-las, nosso desejo era exercer a maternidade, aumentar nossa família, criar um laço maior, nos completar... Éramos só nós duas e estava faltando alguma coisa.” Assim se expressa Mônica Drumond sobre as motivações para adotar, junto com a esposa, Jeanne Drumond, as meninas Giovanna e Lorena. Esse relato faz parte de uma série de matérias jornalísticas que o Centro de Imprensa da Ascom irá publicar no Portal TJMG durante o período da campanha. Aguarde!

 

Adoção internacional

Em 25 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional da Adoção, a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) e a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) promovem o evento “Adoção: Novos Caminhos”, destinado a magistrados, servidores e também ao público externo (profissionais atuantes na área da infância e da juventude e adoção). Durante o evento, será lançada a cartilha "Adoção Internacional no Estado de Minas Gerais".

 

O evento será realizado das 9h30 às 12h, no auditório do anexo I do TJMG. Acesse a programação

noticia-ado_ao.jpg

Os temas abordados serão a adoção nacional e internacional, os aspectos legais e sociais da adoção, os direitos da criança e do adolescente, a importância da família de origem e da família adotiva para construção dos vínculos afetivos, a competência profissional para o trabalho na área da adoção e os caminhos para a efetivação da adoção como garantia ao direito à convivência familiar e comunitária.

 

As inscrições podem ser feitas até 21 deste mês no endereço eletrônico http://www.ead.tjmg.jus.br/siga/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur416.

 

Esporte

 

O futebol não é considerado uma paixão nacional por acaso: os clubes mineiros Atlético, Cruzeiro e América têm, juntos, mais de 10 milhões de seguidores nas redes sociais. É um público que, em geral, acompanha as publicações de suas equipes nas redes sociais.  Pensando nesse alcance e torcendo para que a capilaridade possa auxiliar mais pessoas a abrir o coração para a adoção, a Coinj vem buscando firmar parcerias para divulgar a campanha do TJMG.

 

No ano passado, um projeto do Cruzeiro denominado “Adote um Campeão”, focado no perfil específico de maiores de 7 anos de idade, permitiu que, de 28 crianças e adolescentes à procura de um lar, 20 fossem encaminhados para adoção, inclusive alguns com problemas de saúde. A expectativa do TJMG é que histórias assim possam se repetir cada vez mais. 

 

Interessados

 

Na capital, se alguém se interessou ou conhece alguém que deseja oferecer a crianças ou adolescentes a chance de uma vida em família e um novo caminho, pode conferir a página da adoção no Portal TJMG, procurar a Vara Cível da Infância e da Juventude (Avenida Olegário Maciel, 600, Centro, Belo Horizonte) ou o Grupo de Apoio à Adoção de Belo Horizonte (GAA-BH), pelo e-mail contato@gaabh.org.br ou pelo site. No interior, a pessoa pode procurar o fórum local.

 

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG

(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br

facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial

flickr.com/tjmg_oficial