O Tribunal de Justiça de Minas Gerais promoveu nesta terça-feira (25/10) diversas ações que celebram a 27ª Semana do Servidor, que trouxe como mote, este ano, o tema "É Tempo de se Cuidar".
Uma edição especial do projeto Intervalo Cultural abriu a programação no Edifício-Sede do TJMG, em Belo Horizonte, e contou com apresentação inédita da dupla TrioDe2, que animou quem passava pelo local com sucessos de forró.

Formado pelos músicos Felipe Kneipp e Ângelo Nonato, o TrioDe2 foi criado em 2015 e, apesar de composto por uma dupla, traz resultados sonoros que remetem aos trios nordestinos.
Por conta da formação eclética de seus integrantes, tanto acadêmica quanto popular, a banda, além de músicas autorais, apresentou releituras de composições consagradas, onde elementos musicais de outras manifestações culturais se inserem sem perder as características que permitem a identificação do repertório com o forró.
“Esse convite nos deu, mais uma vez, a vontade de tocar, uma reacendida para que a gente pudesse fazer uma apresentação”, disse o músico Felipe Kneipp.
Durante uma hora, a dupla interpretou canções de Alceu Valença, Luiz Gonzaga, Falamansa e Gilberto Gil, com sucessos como Coração Bobo, Asa Branca, Oh, Chuva e Esperando na Janela, além de músicas autorais.

Desembargadores, juízes, servidores e terceirizados que acompanharam o show assistiram, ainda, a apresentação dos dançarinos Lucas de Aguilar e Ariel Teixeira Magalhães Costa, que fazem parte da escola de dança Pé Descalço.
O momento foi considerado de satisfação para a servidora Marluci de Fátima Nogueira, da Coordenação de Serviços Gerais, que há 15 anos trabalha no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. “Você esquece da vida, dos problemas, é muito bom. Um relaxamento que indico para todo mundo”, disse, considerando a importância de celebrar a data. “A valorização do servidor é muito importante para nós, porque trabalhamos muito o ano inteiro", afirmou.
O Intervalo Cultural
Criado em 2017, o Intervalo Cultural é uma iniciativa do TJMG, por meio da Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom), que visa aproximar o Judiciário mineiro da sociedade por intermédio da arte, com apresentações periódicas de música, dança, peças teatrais e demais manifestações artísticas. Nesta semana especial, a programação da ação segue durante a semana. Confira:
- 26/10 - Unidade Raja - 12h
- 27/10 - JESP - 12h
- 28/10 - Fórum Lafayette - 12h
Oficina
As ações desta terça-feira também contaram com uma oficina realizada no prédio do Juizado Especial Cível e da Fazenda Pública de Belo Horizonte. Na apresentação, o jardineiro e agricultor urbano George Lucas Fernandes Pinto abordou o tema “Aprenda a ter sua horta orgânica em casa”, onde deu exemplos e ensinou como montar o próprio espaço, assim como o que é preciso evitar e o que é necessário para manter o local.

“Passei os cuidados básicos do que é preciso para as plantas progredirem e terem um cultivo legal de uma maneira orgânica, para que as pessoas possam plantar da melhor maneira possível e ter um alimento mais saudável”, disse, considerando a importância da preparação e de uma rotina para manter a horta.
“É necessário avaliar o local correto, com uma boa luminosidade, além de perceber o tempo de exposição ao sol e não esquecer de regar. E aconselho, para quem tem pouco espaço, plantar temperos como salsinha, cebolinha, manjericão e alecrim”, concluiu.

A oficina foi transmitida ao vivo pelo canal do TJMG no YouTube e também contou com a presença de colaboradores e servidores, como João Francisco Diniz Parreiras, que trabalha há quase um ano no Tribunal de Justiça. “Eu acho que todo momento é um momento de valorizar o servidor. E tudo que soma para todos é bem-vindo”, afirmou.
Relaxamento
No Fórum Lafayette, os participantes da 27ª Semana do Servidor ganharam sessões de massagem. A sala de treinamento e aperfeiçoamento do 4º andar do prédio foi transformada em um estúdio, com quatro cadeiras de massagem shiatsu quick e massagistas. Durante todo o dia, 160 pessoas receberam a técnica relaxante.

Sirlei de Souza Pereira, que trabalha no Núcleo de Recebimento de Guias de Execução de Sentenciado (Nurge) da Vara de Execuções Penais (VEP), elogiou a temática da Semana do Servidor deste ano, “É tempo de se cuidar!”, e destacou o fato de ser também a época da campanha Outubro Rosa.
“Achei interessante e combinou com o período, tratando de cuidados com o corpo. A massagem ajuda a gente a ficar atento com a postura. Então foi muito relaxante, deveria ter sempre”, avaliou. “Sai de lá uma nova mulher, deu até para tirar um cochilo”, disse, por sua vez, Jennifer Santos, também do Nurge.

Quem usa o computador no trabalho, quase sempre sentado, elogiou a ação. “Foi incrível, achei sensacional, deu para relaxar bastante. A gente trabalha muito, acumula tensões, foi uma proposta sensacional. Um bom momento para relaxar, pena que durou pouco”, disse Ingrid Araújo da Silva, que trabalha na Central de Inserção da Comarca de Belo Horizonte.
A semana
Criada em 1995, a Semana do Servidor tem o propósito de comemorar o Dia do Servidor Público e homenagear os colaboradores do TJMG. Todos os anos, a comemoração é realizada no mês de outubro, com abordagens de diferentes temas a cada período e promoção de palestras, shows, concursos e várias outras atividades para promover integração entre os colaboradores.
Em 2022, a ação foi iniciada nessa segunda-feira (24/10), e, com programação extensa, que segue até sexta (28/10), aborda o tema “É Tempo de se Cuidar”. Nesta edição foram preparadas atividades para incentivar os servidores a olharem para si, com respeito, afeto e acolhimento.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial