Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG participa do lançamento do Protocolo Quebre o Silêncio

Desembargadora Evangelina Duarte esteve presente no evento, realizado na PBH


- Atualizado em Número de Visualizações:

A superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Evangelina Castilho Duarte, participou, nesta terça-feira (28/5), da solenidade de lançamento do Protocolo Quebre o Silêncio, na Prefeitura de Belo Horizonte. O Procotolo integra um conjunto de  ações do Poder Público, em parceria com entidades e a iniciativa privada, para ampliar o enfrentamento e prevenção à  violência, principalmente sexual, contra as mulheres em locais de lazer. 

Not-2---Protocolo-de-Enfrentamento-Violencia-Contra-Mulheres.jpg
Solenidade foi realizada nesta terça-feira (28/5), na Prefeitura de Belo Horizonte (Crédito: Divulgação/TJMG)

A iniciativa prevê que bares, restaurantes e casas noturnas da capital utilizem o Protocolo Quebre o Silêncio na identificação de situações de constrangimento, risco e efetiva agressão sexual contra mulheres, no acolhimento delas e nas abordagens ao agressor. 

O procotolo, de adesão obrigatória, conforme a lei n° 11.261, de 9 de novembro de 2020, propõe, entre outras medidas, que os estabelecimentos identifiquem áreas com baixa luminosidade ou espaços que possam tornar as mulheres mais vulneráveis à violência. Também devem manter bem iluminados estacionamento, entradas e saídas e, sempre que possível, investir em equipamentos de segurança, como câmeras de vigilância, sensores de presença e iluminação automática.

É necessário ainda que sinalizem, de forma expressa e visível, que aderiram ao "Quebre o Silêncio" e que estão devidamente aptos para receber e auxiliar o público feminino, indicando que as mulheres devem recorrer aos funcionários do local sempre que se sentirem em perigo ou ameaçadas.

Not-5---Protocolo-de-Enfrentamento-Violencia-Contra-Mulheres.jpg
Desembargadora Evangelina Castilho Duarte (a segunda, da direita para a esquerda) ressaltou a relevância da iniciativa no combate à violência contra mulheres (Crédito: Divulgação / TJMG )

A desembargadora Evangelina Duarte ressaltou a importância da iniciativa para a redução da violência contra mulheres em Belo Horizonte. "Esse protocolo é uma forma de educação da sociedade, em bares e restaurantes, onde as pessoas vão para se divertir, mas nem sempre sabem fazer isso de forma saudável. Portanto, é preciso cuidar para que se evitem as agressões nesses ambientes", afirmou.

O evento teve a participação do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, e de representantes de diversas instituições e entidades, como as Polícias Civil e Militar do Estado, o Sebrae Minas e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Seccional Minas Gerais (Abrasel-MG).  

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial