A coordenadora do Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargadora Maria Luíza de Marilac, participou nesta sexta-feira (25/11) de uma visita de campo ao Complexo da Lagoinha, no Centro de Belo Horizonte, para discutir propostas de revitalização de espaços do local, que incluam a participação de pessoas em situação de rua. A ação integra o Programa Caminhos, iniciativa que tem o apoio do TJMG, entre outros órgãos públicos e instituições parceiras, com objetivo de promover a inclusão socioeconômica de pessoas em situação de vulnerabilidade social — com trajetória de rua ou egressos do sistema prisional.

Integrantes do Programa Caminhos e da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) começaram a traçar estratégias com o intuito de mudar o aspecto visual do Complexo da Lagoinha e prestar assistência à população em situação de rua que vive no entorno. A desembargadora Maria Luíza de Marilac avaliou de forma positiva as primeiras conversas. “Foi uma conversa inicial, mas já ficamos entusiasmados com a área. Queremos que as pessoas em situação de rua se envolvam. Teremos mais reuniões para avançar com a ideia”, explicou.
Homenagem
Além das tratativas sobre a revitalização na área central de Belo Horizonte, o Programa Caminhos também discutiu onde será instalada a sua segunda obra de arte, uma homenagem a Anita Gomes, ex-moradora de rua e uma das lideranças fundadoras do Movimento Nacional da População de Rua, falecida em 2017. Alguns locais públicos estão sendo avaliados, incluindo o Complexo da Lagoinha.
A primeira escultura foi criada em 2021 - uma homenagem ao ambientalista mineiro Hugo Eiras Furquim Werneck, que foi instalada no Parque da Serra do Curral. A proposta destas obras é envolver as pessoas em situação de rua e egressos do sistema prisional atendidos pelo Programa Caminhos, como parte do processo de inclusão por meio da arte e da cultura.
Presenças
Estiveram presentes na reunião representantes do Ministério Público de Minas Gerais; da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica; da Subsecretaria Municipal de Assistência Social; da Subsecretaria Municipal de Trabalho e Emprego; do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS); da Polícia Militar de Minas Gerais; do Instituto de Apoio e Orientação a Pessoas em Situação de Rua (Inaper); e atendidos do Programa Caminhos.
O Programa Caminhos é uma iniciativa conjunta do TJMG, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS) e do Instituto de Apoio e Orientação a Pessoas em Situação de Rua (Inaper).
A iniciativa promove oficinas e encontros temáticos baseados em três pilares: trabalho, cultura e arte. Os participantes recebem acompanhamento psicossocial e pedagógico, e passam por formações para o desenvolvimento pessoal. O objetivo é que experimentem uma convivência social saudável, gerando novas experiências e conexões.
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial