Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG participa de lançamento de campanha sobre direitos das pessoas autistas

Iniciativa foi idealizada pelo artista plástico, cineasta e escritor Ernane Alves


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

Not---Dr.-Marcus-Vinicius---Defensoria--2-.jpg
Evento foi sediado pela Defensoria Pública de Minas Gerais (Crédito: Divulgação/TJMG)

O juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Marcus Vinícius Mendes do Valle, representou a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, no lançamento da campanha “Autismo – Todos nós temos direitos – Segurança e Acolhimento”, realizado nesta quinta-feira (15/6) na Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), em Belo Horizonte. 

A iniciativa tem o objetivo de informar e conscientizar a população sobre os direitos das pessoas autistas, com enfoque na segurança pública. A campanha foi idealizada e produzida pelo artista plástico, cineasta e escritor Ernane Alves, que possui autismo nível 1. Ele recebeu o Prêmio Orgulho Autista 2021, da Comissão das Associações de Defesa dos Direitos dos Autistas de Minas Gerais (Cadda), em função de sua atuação na causa do autismo no Brasil. 

A ação pretende ainda disseminar informações sobre os direitos diante de crimes de discriminação contra pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), inclusive os praticados por meios virtuais. O TJMG atua como parceiro no projeto ao lado da Defensoria Pública de Minas Gerais, da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/MG e da Cadda. 

O juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência do TJMG, Marcus Vinícius Mendes do Valle, valorizou o compromisso das instituições parceiras com a dignidade humana. “O evento é muito importante porquanto promove a participação das pessoas abarcadas pelos diversos graus de autismo, na consecução de direitos e garantias que lhes são assegurados pelo ordenamento jurídico. Neste sentido, a desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta tem promovido, em parceria com a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, diversos projetos que fomentam e ampliam os meios autocompositivos e que promovem a cultura da paz”, disse.

Not---Dr.-Marcus-Vinicius---Defensoria.jpg
O juiz Marcus Vinícius Mendes do Valle representou a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta (Crédito : Divulgação/TJMG)

Com base na legislação e nos princípios constitucionais, especialmente aqueles relacionados à dignidade da pessoa humana, a campanha busca criar uma aproximação junto à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio de ações pontuais, em que o idealizador, Ernane Alves, oferece palestras sobre a identificação da pessoa autista e questões pertinentes a abordagens e atendimentos policiais.

A ideia é fornecer informações para que os policiais militares estejam devidamente preparados para prestar atendimento eficaz à pessoa com TEA, conhecendo suas especificidades, respeitando seus direitos e compreendendo suas necessidades.