Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG participa de homenagem ao cônsul de Portugal em Belo Horizonte

Presidente José Arthur Filho foi representado pelo desembargador Roberto Soares de Vasconcellos Paes em evento do IHGMG


- Atualizado em Número de Visualizações:
not-homenagem-consul.jpg
Solenidade foi realizada sábado, na sede do IHGMG (Crédito: Divulgação/IHGMG)

O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais  Roberto Soares de Vasconcellos Paes participou, no sábado (11/3), da homenagem prestada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) ao cônsul de Portugal em Belo Horizonte, Rui Almeida, que, a partir de agora, passa a ser sócio honorário da instituição. O desembargador Roberto Soares de Vasconcellos Paes representou, no evento, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho. 

A proposta de oferecer ao cônsul a condição de sócio honorário, aprovada pela diretoria do IHGMG, foi apresentada pelo presidente da Academia Mineira de Letras (AML), jornalista e mestre em Direito Rogério Tavares, também associado ao instituto. 

O desembargador Roberto Soares de Vasconcellos Paes ressaltou a importância de representar o presidente José Arthur Filho no evento. “Foi uma justa homenagem pelo trabalho desenvolvido pelo cônsul Rui Almeida em Belo Horizonte, e realizada por uma entidade secular que faz parte da história mineira”, disse.

Há quatro anos e meio no Consulado de Portugal em Belo Horizonte, o cônsul Rui Almeida agradeceu a homenagem e o título de sócio honorário concedido pelo IHGMG que, segundo ele, é uma entidade centenária e que abrigou ilustres intelectuais mineiros, como João Pinheiro, Diogo de Vasconcellos, Prado Lopes, Olinto Meireles, Estevam Pinto e Augusto de Lima, entre outros. “Para mim, é uma grande honra receber esta homenagem de uma instituição tão relevante e com grande prestígio”, disse.

O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais surgiu em Belo Horizonte em 1907, seguindo o exemplo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, fundado no Rio de Janeiro em 1838. Os fundadores do IHGMG sentiram a necessidade de uma instituição específica que cuidasse do registro dos fatos históricos e que fosse repositório dos mapas e das descobertas geográficas do território mineiro.

O então presidente do Estado de Minas Gerais, João Pinheiro, foi escolhido por aclamação para presidir o Instituto na época da inauguração. A ata de fundação é de 18 de julho de 1907. A instalação solene ocorreu em 15 de agosto daquele ano, no salão Nobre da Câmara dos Deputados, situada no prédio da Faculdade de Direito, atual Praça Afonso Arinos.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial