
O superintendente de Relacionamento com outros Poderes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Cássio de Souza Salomé, representou o presidente do TJMG, Luiz Carlos Corrêa Junior, na segunda-feira (5/8), na Reunião Especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em homenagem aos 30 anos da Escola de Contas e Capacitação Pedro Aleixo, do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG). O evento foi solicitado pelo presidente da ALMG, deputado Tadeus Martins Leite.
O desembargador Cássio Salomé afirmou que a iniciativa da ALMG deve ser enaltecida, já que a Escola de Contas e Capacitação Pedro Aleixo, quando criada há 30 anos, foi a primeira do País voltada para a formação de profissionais da área. "Para mim, foi uma grande honra representar o presidente Corrêa Junior em um evento que homenageia a Escola de Contas, instituição coirmã da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), do nosso TJMG", disse.
Ele ressaltou a importância do evento, que "homenageia uma instituição que desenvolve excelente trabalho desde a sua criação, capacitando servidores e conselheiros do Tribunal de Contas para desenvolver um melhor trabalho com as contas públicas, além de formar novos profissionais por meio dos cursos de pós-graduação lato sensu e de mestrado."

Valorizar instituições
O presidente do TCE-MG, conselheiro Gilberto Diniz, agradeceu a homenagem realizada pela Assembleia. "É nosso dever valorizar todas as instituições responsáveis em preservar e aperfeiçoar a democracia, inclusive os órgãos encarregados de fiscalizar a boa utilização dos recursos públicos, como é o caso do Tribunal de Contas e da Escola de Contas Pedro Aleixo. O evento mostra a grandeza e a importância da nossa Escola de Contas, que se consolidou com caráter inovador e de vanguarda", afirmou.
O presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite, parabenizou o conselheiro Gilberto Diniz pelo trabalho desenvolvido pela Corte de Contas do Estado, ressaltando também a importância da Escola de Contas e Capacitação.
"O Tribunal de Contas é uma referência nacional e a Escola de Contas contribui para o aperfeiçoamento de profissionais que atuam com o controle das contas públicas, além de ajudar a difundir a cultura da boa atualização dos recursos públicos. Celebramos com muito orgulho os 30 anos da Escola de Contas", disse.
Histórico
Inaugurada em 1994, a Escola de Contas foi a primeira instituição do tipo no País. Em 1996, ela foi batizada em homenagem ao advogado, político e professor mineiro Pedro Aleixo, que lutou contra a ditadura militar e foi um dos fundadores da Faculdade Mineira de Direito.
Voltada em especial para a formação continuada de servidoras e servidores, com vistas a melhorar os serviços prestados pelo TCE-MG, a Escola Pedro Aleixo oferece cursos de pós-graduação lato sensu e de mestrado profissional (stricto sensu). As atividades são desenvolvidas juntamente com reconhecidas instituições de ensino superior do Estado.
A partir de 2014, passaram a ser oferecidos cursos na modalidade Educação a Distância (EaD) e, em 2023, foi firmado um acordo com a Fundação Dom Cabral que possibilitou a abertura de um programa de mestrado profissional em Administração, chamado de "Gestão Contemporânea das Organizações".
Também são ofertados cursos gratuitos de capacitação de curta duração, nas modalidades à distância e presencial, tanto para servidores efetivos, colaboradores e jurisdicionados, quanto para o público em geral.
Dispositivo de honra
O dispositivo de honra da solenidade foi composto pelo presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite; pelo presidente do TCE-MG, conselheiro Gilberto Diniz; pelo superintendente de Relacionamento com outros Poderes do TJMG, desembargador Cássio de Souza Salomé; pelo vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e corregedor regional eleitoral, desembargador Júlio César Lorens, representando o presidente do TRE-MG, desembargador Ramon Tácio de Oliveira; pelo procurador-geral de Justiça de Minas Gerais e presidente do Conselho dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, Jarbas Soares Júnior; pelo vice-presidente do TCE-MG, conselheiro Durval Ângelo; pelo corregedor do TCE-MG, conselheiro Vanderlei Ávila; pelo conselheiro substituto do TCE-MG Elmo Passareli; pelo conselheiro aposentado do TCE-MG e ex-presidente da ALMG José Alves Viana; e pela diretora da Escola de Contas Pedro Aleixo, Naila Garcia.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial