
O Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) tem fortalecido cada vez mais as parcerias com instituições da capital e do restante do Estado, com o objetivo de articular e desenvolver ações coordenadas e de caráter humanitário, em benefício da sociedade. Uma dessas parcerias é com o Abrigo Granja de Freitas, em Belo Horizonte.
O Abrigo é uma Unidade de Acolhimento Institucional da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (Suas), da prefeitura da capital. Destina-se a famílias em situação de vulnerabilidade e risco, especialmente aquelas oriundas de áreas de risco geológico, o abrigo oferece proteção temporária e integral.
O espaço, que abriga atualmente cerca de 130 pessoas, sendo aproximadamente 40 crianças, proporciona cômodos individualizados para cada família. O atendimento é realizado em grupo e de forma individualizada, incluindo Estudos de Caso e Planos Individuais de Atendimento. Encaminhamentos para a rede de apoio e acesso a políticas públicas são feitos conforme as necessidades específicas de cada caso.

Segundo a PBH, o objetivo do Granja de Freitas é prevenir o agravamento de situações de negligência e violência, além de promover o restabelecimento de vínculos familiares e sociais.
Socialização e integração
Entre as diversas iniciativas em parceria com o Abrigo Granja de Freitas, a equipe do Núcleo de Voluntariado do TJMG participou, na sexta-feira (26/7), do "Arraiá do Pé Quente", realizado na Unidade, com a presença de dezenas de famílias. O evento teve apresentação musical, brincadeiras típicas e concursos de estandartes e de figurino.
Para a superintendente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, é muito importante a parceria do Tribunal com a Unidade. "Somos parceiros do Abrigo Granja de Freitas e participamos de diversas iniciativas do local, por meio de doações e mobilizações. Estamos também presentes apoiando os momentos festivos que são importantes para a vida em comunidade, promovendo a socialização e a integração dos moradores", afirmou.
A analista de políticas públicas e integrante da Coordenação de Acolhimento de Adultos e Famílias da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Sandra de Mendonça Mallet, ressaltou o papel da iniciativa para a comunidade. "Eventos assim trazem valorização, promovem a convivência e o compartilhamento e estreitam as relações entre as famílias. Importante destacar que sempre realizamos festas aqui, com as comemorações de aniversariantes do mês", disse.

A festa "julina" ocorre todos os anos na unidade, conforme explica a coordenadora de projetos, Evelyn Lobão. Segundo ela, o evento é construído por meio de assembleias nas quais é definida a programação. "Esse ano, o concurso de melhor traje foi definição dos moradores; já o de melhor estandarte foi iniciativa nossa", afirmou.

Moradora há sete anos do abrigo, Maria do Socorro aprovou a realização dos festejos: "Eu acho ótimo. A equipe que trabalha nos trata com muito respeito e carinho e isso é importante para a gente. Acho ótimo também a presença do Tribunal de Justiça de Minas Gerais como parceiro do abrigo."
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800
forumbh.imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial