
O Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP) promoveu, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), no dia 14/12, no Mosteiro de São Bento, na Capital paulista, o evento “Fernão Dias: Montanhas e Sonhos – 350 Anos da partida da Bandeira de Fernão Dias da Vila de São Paulo para Minas Gerais”.
Pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, participaram o 3º vice-presidente, desembargador Rogério Medeiros; o desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, superintendente da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud) no biênio 2022-2024; e o diretor executivo de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep), Iácones Batista Vargas, que é 1º secretário do IHGMG.
Na abertura do evento, foi realizada uma missa em memória dos benfeitores do Mosteiro de São Bento, conduzida pelo abade do local, frei Evaldo Xavier Gomes, que é irmão do desembargador do TJMG Enéias Xavier Gomes, da 5ª Câmara Criminal. O ato litúrgico ocorreu no mesmo local em que se situa o jazigo do bandeirante paulista Fernão Dias Paes Leme (1608-1681).
Em seguida, foram realizadas as palestras: “Fernão Dias na Obra de Pedro Taques: Exame das Fontes”, ministrada pelo professor Jorge Pimentel Cintra, da Universidade de São Paulo (USP) e membro do IHGSP; “Fernão Dias em Minas Gerais”, do 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros, e membro do IHGMG; e “Fernão Dias e a Construção do imaginário histórico Paulista”, do professor Fernando Santos da Silva, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), membro da Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo (RIPHCC).

Bandeira de Fernão Dias
O 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros, afirmou que se sentiu honrado em ser convidado para palestrar no evento, em nome do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.
“São 350 anos desde que a bandeira de Fernão Dias veio para Minas Gerais. Ele é considerado, portanto, o fundador da antiga Capitania das Minas do Ouro. A maioria das cidades foram estabelecidas por algum bandeirante. É o caso até da minha terra natal, fundada duas décadas depois da passagem de Fernão Dias pela região, São João del-Rei”, disse.
Em sua palestra, o magistrado falou sobre a história de Fernão Dias e sobre a importância dos bandeirantes para o desenvolvimento do Brasil: “Eles desbravaram o território brasileiro, inclusive para o Oeste, até Mato Grosso. Muitos historiadores apontam, com razão, que, sem os bandeirantes, a Espanha teria dominado grande parte do que hoje é o Brasil.”
Segundo o desembargador Rogério Medeiros, quando se fixou em São Paulo, Fernão Dias tornou-se uma espécie de vereador e de prefeito. “E tornou-se devoto de São Bento, ajudando os beneditinos. Colaborou com a construção do atual mosteiro, inclusive deixando sua herança para a Ordem de São Bento. Por isso ele está enterrado lá e o local recebeu o evento”, disse.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial