Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG participa de edição de Casamento Comunitário em Belo Horizonte

Evento foi realizado nesta terça-feira (23/5) no Minascentro com mais de 200 casais


- Atualizado em Número de Visualizações:

Mais de 200 casais casaram-se nesta terça-feira (23/5) em nova edição do tradicional Casamento Comunitário de Belo Horizonte, promovido pela Defensoria Pública de Minas Gerais, com o apoio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O evento foi realizado no Minascentro.

Not---Casamento-Comunitario-2023._6.jpg
Evento foi realizado nesta terça-feira (23/5) em Belo Horizonte (Crédito: Euler Junior/TJMG)

A 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, representou o presidente da Corte mineira, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, na cerimônia, que contou com troca de alianças, benção do matrimônio e sorteio de presentes. O evento foi preparado para 225 casais inscritos.

“A Defensoria Pública executa projetos importantíssimos e atua com relevância na defesa da cidadania e direitos dos vulneráveis. É um momento festivo, de celebração da vida, da família. E é um momento de celebração da responsabilidade, porque o amor também gera responsabilidades, e é preciso que esses casais tenham proteção legal”, disse a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta. 

A defensora pública-geral, Raquel da Costa Dias, afirmou que a ação confere dignidade e cidadania em uma iniciativa gratuita com auxílio de parceiros, como o TJMG. “Além de celebrar o amor e incentivar o fortalecimento dos núcleos familiares, a união civil trará segurança jurídica em questões como pensão alimentícia, auxílios, inventários, partilha e sucessão", disse.

Desde 2009, mais de 8 mil pessoas oficializaram a união por meio dos Casamentos Comunitários realizados pela Defensoria Pública do estado. A iniciativa é realizada em Belo Horizonte e cidades do interior. 

O evento encerrou a programação da Semana da Defensoria Pública promovida pela instituição em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado em 19 de maio.

Not---Casamento-Comunitario-2023._1.jpg
Gerli Maria dos Santos Araruna e José Araruna Júnior (à frente) estão juntos há quase 60 anos (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Juntos há 60 anos

A edição deste ano foi especial para o casal Gerli Maria dos Santos Araruna e José Araruna Júnior, juntos há quase 60 anos. Aos 72 e 75 anos, respectivamente, eles celebraram o matrimônio nesta terça-feira (23/5). Do relacionamento, vieram quatro filhos e 10 netos. 

“E ele disse que quer mais 60 anos. É muita convivência com uma pessoa boníssima como ele. Um amigo, marido, companheiro, amante, um parceiro. Temos filhos maravilhosos e me sinto muito honrada”, frisou Gerli Maria dos Santos. O casal contou, ainda, que o casamento foi o presente para celebrar os 60 anos de companheirismo, que serão comemorados em junho deste ano. 

A ação

A iniciativa é voltada para pessoas que não têm condições de arcar com taxas e emolumentos. São parceiros, além do TJMG, o Governo do Estado de Minas Gerais, os Cartórios de Registro Civil de Belo Horizonte, a Polícia Militar de Minas Gerais e a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG), além de entidades privadas. 

Presenças

Participaram do evento a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça , Luís Fernando de Oliveira Benfatti, representando o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior; a defensora pública-geral Raquel da Costa Dias; o subdefensor público-geral Nikolas Stefany Macedo Katopodis; o corregedor-geral da Defensoria Pública Galeno Gomes Siqueira; a diretora executiva do Serviço Social Autônomo (Servas), Renata Lanza, representando a presidente do Servas, Christiana Noronha Renault de Almeida; a presidente da Adep-MG, Marolinta Dutra; a coordenadora de projetos, convênios e parcerias da Defensoria, a defensora pública Michelle Lopes Mascarenhas; a coordenadora de Famílias e Sucessões da capital, defensora pública Dayanne Dias Mendes; o presidente do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil), Genilson Socorro Gomes; o tenente coronel William de Oliveira Machado; o pastor Weslley Policarpo e o padre Wagner Douglas.

Not---Casamento-Comunitario-2023._7.jpg
 A 3ª vice-presidente Ana Paula Nannetti Caixeta representou o presidente José Arthur Filho (Crédito: Euler Junior/TJMG)

 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial