Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG participa da solenidade do Dia da Força Aérea Brasileira no CIAAR

O 3º vice-presidente, desembargador Rogério Medeiros, representou o presidente Corrêa Junior


- Atualizado em Número de Visualizações:

Not---Dia-do-aviador-no-CIAAR.jpg
Solenidade foi realizada no CIAAR, em Lagoa Santa, nesta quarta-feira (23/10) (Crédito: Divulgação/CIAAR)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) participou, nesta quarta-feira (23/10), da solenidade de celebração do Dia da Força Aérea Brasileira e do Dia do Aviador, além de Imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico. O evento foi realizado no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) da Força Aérea Brasileira (FAB), em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros, representou o presidente da Corte mineira, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior.

Not---Dia-do-Aviador1.jpg

O comandante do CIAAR, coronel aviador Alexandre Avellar Leal, e o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros, que representou o presidente Corrêa Junior no evento (Crédito: Divulgação/TJMG)

O dia 23/10 foi instituído por ser a data em que Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo com o 14-bis, aeronave mais pesada que o ar. O acontecimento histórico foi registrado no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906. Na ocasião, o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros do solo, diante de mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.

Not---14-BIS1.jpg
Celebração do Dia da Força Aérea Brasileira e do Dia do Aviador é alusiva à data (23/10/1906) em que Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo com o 14-bis (Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons)

O desembargador Rogério Medeiros exaltou a importância da data para o país e o caráter formativo da instituição que sediou o evento, em Lagoa Santa.

“O CIAAR é a única instituição de ensino que forma futuros oficiais oriundos de cursos superiores que não são tipicamente militares, como médicos, dentistas, engenheiros, técnicos de informática e etc”, afirmou. O magistrado lembrou ainda a sua ligação com a Aeronáutica, uma vez que entre 1976 e 1978 cursou o então chamado 2º Grau, em Barbacena, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar. 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial