Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG participa da solenidade de posse do ministro Fabrício Gonçalves no TST

Vice-corregedora-geral, desembargadora Kárin Emmerich, representou o presidente Corrêa Junior


- Atualizado em Número de Visualizações:

A vice-corregedora-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Kárin Liliane Lima Emmerich Mendonça, representou, em Brasília, o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, nesta quarta-feira (21/8), na sessão solene de posse do ministro Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, no Tribunal Superior do Trabalho (TST). O evento foi  conduzido pelo presidente do TST, ministro Lélio Bentes Corrêa. 

not-posseministroTST-21deagos.jpg
Sessão solene foi realizada nesta quarta-feira (21/8), em Brasília (Crédito: Divulgação/TST)

O ministro, que é mineiro, já havia tomado posse administrativamente em julho e passou a atuar atua na Sexta Turma e na Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1). Ele ocupa a vaga destinada à advocacia deixada pelo ministro Emmanoel Pereira, que se aposentou em outubro de 2022. 

A desembargadora Kárin Emmerich se disse honrada por representar o presidente Corrêa Junior e saudou o empossado. “Elogio a competência com que o ministro Antônio Fabrício de Matos Gonçalves exerceu a Presidência da Ordem dos Advogados/ Seção Minas Gerais, cuja brilhante atuação envaideceu o Norte do nosso estado, colocando em evidência a acolhedora cidade de Brasília de Minas”, afirmou. 

Ela disse ainda que “alçar um conterrâneo mineiro ao Tribunal Superior do Trabalho personifica a célebre frase de Guimaraes Rosa na qual dizia que 'sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o poder do lugar’”. 

“Com a certeza de que o ministro Antônio Fabrício de Matos Gonçalves preservará os melhores valores do povo mineiro, fazendo-o com sabedoria e competência também no Tribunal Superior do Trabalho, em nome do presidente Corrêa Júnior, apresento os nossos votos do mais pleno êxito no cumprimento da nova função”, ressaltou a desembargadora. 

not-ministroTST-21agosto.jpg
O presidente do TST, ministro Lélio Bentes Corrêa, e o ministro Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, empossado nesta quarta-feira (21/8) (Crédito: Divulgação/TST)

O presidente do TST, ministro Lelio Bentes Corrêa, citou a trajetória do novo integrante do TST na área do direito trabalhista e sua defesa de um patamar mínimo de garantia a trabalhadoras e trabalhadores. “Que este seja o norte de sua atuação no Tribunal Superior do Trabalho”, afirmou.

Ao ser empossado, o ministro Antônio Fabrício de Matos Gonçalves reafirmou "o compromisso com a ampla defesa, com todos os valores da Constituição, com a Justiça do Trabalho e com sua defesa" e prometeu atuar com coerência e respeito a tudo o que aprendeu "desde estudante".

Participaram também da solenidade, entre outras autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, a ministra do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, os ministros da Justiça, Ricardo Lewandowski, e do Trabalho, Luís Marinho, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti, e os ministros do Superior Tribunal de Justiça João Otávio de Noronha e Afrânio Vilela. 

Trajetória

Natural de Brasília de Minas (MG), o novo ministro tem mestrado em Direito do Trabalho pela PUC-Minas. Na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Minas Gerais, já atuou como presidente e diretor-tesoureiro. Também foi professor da Escola Superior de Advocacia e integrou a delegação brasileira na Convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) na Suíça, em 2014. Além disso, foi membro da Comissão Nacional de Revisão da Legislação Trabalhista em 2007.

 Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial