Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG participa da solenidade de posse da nova gestão do TJDFT

Presidente Gilson Lemes foi representado pelo desembargador Rinaldo Kennedy Silva


- Atualizado em Número de Visualizações:

O desembargador Rinaldo Kennedy Silva representou o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, na solenidade de posse da nova direção, para o biênio 2022-2024, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), nesta sexta-feira (22/4), em Brasília. A solenidade foi realizada no Auditório Ministro Sepúlveda Pertence, na sede do TJDFT, de forma híbrida, com a presença de ministros, magistrados e outras autoridades, e transmissão ao vivo pelo YouTube.

not---tjdf111.jpg
Representando o presidente Gilson Soares Lemes, o desembargador Rinaldo Kennedy Silva parabenizou o desembargador Cruz Macedo e desejou-lhe êxito na gestão que se inicia (Crédito: Divulgação/TJMG) ( Crédito : Divulgação/TJMG )

Tomaram posse os seguintes desembargadores: o presidente José Cruz Macedo; o 1ª vice-presidente, Ângelo Canducci Passareli; o 2ª vice-presidente, José Jacinto Costa Carvalho; e o corregedor-geral de Justiça, Sérgio Xavier de Souza Rocha. O presidente eleito, desembargador José Cruz Macedo, disse que vai realizar uma gestão compartilhada, "pautada no diálogo, na harmonia e na colaboração". Referindo-se à gestão do antecessor, desembargador Romeu Gonzaga Neiva, afirmou ainda que irá "trabalhar para dar prosseguimento aos avanços e conquistas alcançados pelo Judiciário do DF". 

"A missão é grandiosa porquanto partimos de um alto patamar de eficiência, e nosso desafio é manter o TJDFT no mais alto padrão de reconhecimento da sociedade e do jurisdicionado", disse. 

Os novos dirigentes foram eleitos no dia 8/2 e a posse, obedecendo ao disposto no art.41 do Regimento Interno do Tribunal, ocorreu no primeiro dia útil seguinte a 21 de abril. O presidente do TJMG, Gilson Soares Lemes, que não pôde comparecer à solenidade em razão de compromissos previamente agendados, parabenizou a nova direção do TJDFT e desejou sucesso a todos durante a gestão.  

Representante da Presidência do TJMG no evento, o desembargador Rinaldo Kennedy Silva também congratulou o presidente eleito do TJDFT, desembargador José Cruz Macedo, e os demais integrantes da nova gestão, desejando-lhes "muito êxito no biênio 2022-2024 e um trabalho repleto de grandes realizações".

not---def3.jpg
O desembargador Cruz Macedo disse que pretende dar continuidade aos avanços e conquistas alcançados pelo Judiciário do DF (Crédito: Reprodução/YouTube)

Presidente

Natural de Mauriti, região Sul do interior do Ceará, o desembargador José Cruz Macedo iniciou a faculdade de Direito em Fortaleza (Universidade Federal do Ceará) e concluiu os estudos em Brasília, na Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal – AEUDF, em 1981. Foi advogado por 21 anos, ocupou o cargo de Conselheiro da Ordem dos Advogados, atuou  por dois anos na Defensoria Pública do DF e ingressou no Judiciário por meio de vaga destinada à Advocacia, pelo quinto constitucional, sendo nomeado desembargador em 18 de dezembro de 2002. Ele integrou a 4ª Turma Cível por 14 anos, afastando-se apenas para ocupar a Corregedoria da Justiça do DF no biênio 2016 – 2018. Antes, foi nomeado ouvidor substituto do TJDFT, em 2003, e vice-presidente e corregedor do TRE/DF, no biênio 2014 – 2016.

1ª vice-presidente 

O paulista Angelo Canducci Passarelli, natural  de Álvares Machado (SP), é formado pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas de Goiânia (GO). Antes de ingressar na magistratura do DF, em 1989, como Juiz de Direito Substituto, exerceu os cargos de promotor de justiça do Estado de Minas Gerais (1983-1985) e procurador do Estado de São Paulo (1985-1989). No DF, foi promovido a Juiz de Direito em 1992, tomando posse como desembargador em dezembro de 2006. Também foi juiz titular do TRE-DF e ouvidor-geral daquela Corte Eleitoral. Atualmente integra a 5a. Turma Cível do TJDFT.

2ª vice-presidente 

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, o paranaense Sérgio Xavier de Souza Rocha ingressou na magistratura do DF como juiz de Direito substituto em novembro de 1998, tendo sido promovido a juiz de Direito em maio de 2001, quando assumiu a titularidade do 3º Juizado Especial Criminal de Brasília. Em setembro de 2008, foi promovido a Desembargador do TJDFT, integrando, atualmente, a 4ª Turma Cível. Foi ainda  professor de Direito Processual Civil no Centro Universitário do Distrito Federal – UDF, na Faculdade Fortium – Centro de Estudos Jurídicos de Brasília e na escola ATAME de Brasília.

Corregedor-geral

Bacharel em Direito pela FADISC – Faculdades Integradas de São Carlos (SP), com especialização em Direito Penal pela Universidade Católica de Brasília, o goiano José Jacinto Costa Carvalho tomou posse no TJDFT como juiz de Direito substituto em 4 de abril de 1984. Antes disso, atuou como advogado e foi membro do MPDFT por mais 1 ano. Já no Judiciário, foi promovido por merecimento a juiz, em outubro de 1991, e tomou posse como desembargador da Justiça do DF em 19/02/2004.  Foi 2° vice-presidente do TJDFT no biênio 2016-2018, membro suplente do TRE/DF, no biênio 2018- 2020, e vice-presidente e corregedor daquela Corte Eleitoral.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do TJDFT.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

 

 

 

 

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, para geração de informações estatísticas de visitação no seu portal institucional e aperfeiçoamento da experiência do usuário na utilização de serviços on-line, conforme nosso Aviso de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse procedimento.