O 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Alberto Vilas Boas, representou o presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho na abertura do Congresso Internacional de Processo Civil, promovido pelo Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG), realizada na noite de quarta-feira (31/8).

O Congresso foi aberto de forma presencial no Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte, e se estende até sexta-feira (2/9), de forma remota, com transmissão das palestras e painéis de debates pelo Canal do Instituto dos Advogados de Minas Gerais na plataforma YouTube.
Segundo o desembargador Alberto Vilas Boas, o evento é de suma relevância para se fazer novas reflexões sobre o Código Civil Brasileiro, em vigor há sete anos, além de se conhecer a realidade processual de outros países e de outros advogados especialistas em Direito Civil.

"Na abertura, a palestra do professor Humberto Theodoro Junior, desembargador aposentado do TJMG e baluarte do processo civil, apresenta uma manifestação sobre o sistema de precedentes, que é de grande importância para gerar uniformidade de tratamento, segurança jurídica, além de oferecer isonomia jurídica entre as partes", afirmou o desembargador Alberto Vilas Boas, que durante o evento abordaria o papel do Centro de Inteligência do TJMG na questão dos precedentes.
O coordenador Jurídico do Congresso Internacional e diretor do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, Bernardo Câmara, disse que o Congresso foi realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Minas Gerais, nos anos de 2020 e 2021. "Este ano, o evento esta sendo promovido pelo IAMG e conta com 26 painéis e 104 palestrantes, com participantes inscritos em todo país. Ao todo, tivemos mais de 12 mil inscritos", afirmou.

As palestras apresentadas na abertura do evento foram: "O sistema de precedentes implantado pelo CPC/2015", ministrada pelo professor Humberto Theodoro Junior; "Justiça Global: o futuro do Processo Civil brasileiro", ministrada por Lorena Bastianetto; e "A 6ª onda do projeto global de acesso à justiça - Global Access to Justice project: o emprego das novas tecnologias", ministrada por Dierle Nunes.
As palestras de abertura ocorreram no auditório do Centro Universitário Newton Paiva e contaram com a participação dos alunos do curso de Direito da Universidade. Nesta quinta-feira (1/9), os 26 painéis abordam temas variados do Processo Civil. Maiores informações podem ser obtidas no site do Instituto dos Advogados de Minas Gerais.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial