Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG lança campanha de Carnaval para conscientizar foliãs e foliões

"Não perca seu réu primário" é Inspirada em trend das redes sociais e visa alertar sobre condutas inadequadas


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( Crédito : TJMG / Copub )

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) lançou, nesta sexta-feira (14), campanha de Carnaval com o objetivo de conscientizar a população sobre condutas inadequadas durante a folia. Intitulada "Não perca seu réu primário", a ação foi inspirada em uma trend (conteúdo recorrente) amplamente usada nas redes sociais. Quando se deparam com situações cotidianas que causam irritabilidade, internautas costumam publicar comentários que incluem frases do tipo "quase perdi meu réu primário".

Valendo-se da popularidade do termo e do tom descontraído com o qual é utilizado na internet, a Diretoria Executiva de Comunicação Institucional (Dircom), por meio da Coordenação de Publicidade (Copub), criou o "Bloco não perca o réu primário", um conjunto de peças que serão distribuídas a foliãs e foliões durante o Carnaval e divulgadas nas redes sociais do Tribunal e na rádio TJ Minas, além da disponibilizçaão de figurinhas (stickers) para serem compartilhadas no aplicativo WhatsApp.

As peças publicitárias trazem alertas sobre crimes como homofobia, transfobia, racismo, violência e abuso sexual contra mulheres e adolescentes, direção sob efeito de álcool e drogas e venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

O material foi apresentado durante reunião com o presidente do TJMG, Luiz Carlos Corrêa Junior, que ressaltou que, apesar de se basear em uma brincadeira das redes sociais, é preciso conscientizar foliãs e foliões.

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Campanha de Carnaval do TJMG foi lançada em reunião com o presidente Luiz Carlos Corrêa Junior ( Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG )

"O Carnaval é a maior festa popular do Brasil e, nos últimos anos, Belo Horizonte se consolidou como um dos principais destinos dessa festividade, atraindo milhões de foliãs e foliões. Diante dessa grande mobilização, o Tribunal de Justiça, em parceria com as demais instituições públicas, tem atuado para garantir a segurança da população durante os festejos. A campanha que estamos lançando adota uma abordagem conectada ao universo digital para conscientizar sobre condutas inadequadas, reforçando que o Carnaval deve ser um espaço de alegria e respeito", afirmou.

A superintendente de Comunicação Institucional e Cerimonial, desembargadora Eveline Mendonça Félix Gonçalves, destacou o tom descontraído e ao mesmo tempo conscientizador do material criado pela Copub. "É uma campanha lúdica, que, ao mesmo tempo que chama a atenção pela leveza, pelo humor, também transmite seriedade com que são tratados temas muito importantes de serem enfocados na época de Carnaval. O nosso objetivo é chamar a atenção para o respeito, para a cautela, para que se evite incidentes ou problemas. A ideia é que as pessoas possam curtir o Carnaval, se divertir, mas sem se esquecer do respeito à lei, para que tudo flua bem e seja um momento de alegria para todos", disse.

Presenças

Participaram, também, da reunião, o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Vicente de Oliveira Silva; a juíza auxiliar da Presidência e coordenadora da Diretoria Executiva de Informática (Dirfor), Mariana de Lima Andrade; o juiz auxiliar da Presidência e responsável pela Dircom, Marcelo Rodrigues Fioravante; o chefe de gabinete da Presidência, Daniel Consolim Alves da Fonseca; a assessora especial da Presidência, Daniela Schneider Raslan; a diretora da Dircom, Mariana Alves de Brito; o gerente de Relações Públicas e Publicidade (Gerp), Raul Machado; o coordenador da Copub, Gabriel Almeida; o coordenador de Rádio, TV e Produção Audiovisual (CRTP), Eudes Junior; a publicitária da Copub Sílvia Dias; a designer gráfico Isadora Onorato; e a cerimonialista da Coordenação de Relações Públicas (Cerp) Sheina Lima.

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