Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG instala Cejusc para atender ações de Família

O trabalho tem sede em Belo Horizonte, com competência em todas as comarcas


- Atualizado em Número de Visualizações:

Agora, em todo o estado, conflitos como divórcio, disputa pela guarda de filhos, partilha e pensão alimentícia podem ser resolvidos de forma rápida e mais satisfatória para as partes envolvidas. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) instalou, em 29 de agosto, por meio da Portaria Conjunta 547/2016, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania para demandas de direito de família da Justiça de Primeiro e Segundo Graus (Cejusc Família).

 

De acordo com o 3º vice-presidente do TJMG e superintendente da Assessoria de Gestão da Inovação (Agin), desembargador Saulo Versiani Penna, essa ação é mais uma resposta do Judiciário mineiro à Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A norma, que criou os Cejuscs, enfatiza a “necessidade de se consolidar uma política pública permanente de incentivo e aperfeiçoamento dos mecanismos consensuais de solução de litígios”.

 

O Cejusc Família funciona no centro judiciário de Belo Horizonte e possui competência para atuar em casos de todas as comarcas do estado. As sessões de conciliação e mediação, pré-processual e processual, são realizadas no fórum da comarca onde ocorre o conflito, sendo dirigidas pelo juiz da vara de origem e por um juiz coordenador adjunto, sempre sob a supervisão do coordenador do Cejusc Família, desembargador Newton Teixeira Carvalho.

 

De acordo com o desembargador Newton Carvalho, a iniciativa vai ao encontro do novo Código de Processo Civil, que dispõe sobre a necessidade de tentar o consenso entre as partes, por meio da conciliação ou da mediação, nas ações que envolvem direito de família. Ainda segundo o coordenador do trabalho, o Cejusc Família irá simplificar os procedimentos e abreviar a tramitação dos processos, o que trará menos judicialização e consequentemente maior agilidade para a prestação jurisdicional como um todo.

 

Além disso, o magistrado considera que a iniciativa irá ajudar a promover a paz nas famílias, já que as partes participam diretamente da solução de seus problemas e são capazes de fazer concessões em prol de um bem maior, que é a pacificação do conflito.

 


Cejuscs


Os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, instituídos pela Resolução 661/2011 em todas as comarcas do estado, são unidades do Poder Judiciário que concentram a realização das audiências e sessões de conciliação e mediação, processuais e pré-processuais, bem como o serviço de atendimento e orientação ao cidadão. Atualmente, 73 comarcas do estado possuem centros judiciários, e já existem especializações – Cejusc ambiental, social, de segundo grau e de família.

 


Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TribunaldeJusticaMGoficial
twitter.com/tjmg_oficial
flickr.com/tjmg_oficial