A nova sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foi inaugurada hoje, 29 de junho, em cerimônia realizada na Presidência, já instalada no local, na Avenida Afonso Pena, 4.001. Para marcar a data, foi descerrada uma placa. Participaram desse momento o presidente do Tribunal, desembargador Pedro Bitencourt Marcondes, o presidente eleito para o biênio 2016/2018, desembargador Herbert Carneiro, os ex-presidentes Márcio Aristeu Monteiro de Barros, Sérgio Resende e Joaquim Herculano, bem como o desembargador Almeida Melo, que foi primeiro vice-presidente do Tribunal na gestão anterior.
Diversos magistrados do Tribunal de Justiça acompanharam a cerimônia. Alguns, inclusive, já estão instalados no edifício.
Em seu discurso, o presidente Pedro Bitencourt Marcondes falou sobre a necessidade de aprimoramento constante. “Estamos investindo no aperfeiçoamento da instituição em todos os aspectos, inclusive na melhoria da estrutura física”, disse. O objetivo, segundo o magistrado, é possibilitar que as atividades sejam exercidas de forma plena e eficaz.
O presidente explicou que os investimentos em uma nova sede têm como meta reunir a Segunda Instância em uma mesma unidade predial. “Para tornar a Segunda Instância mais ágil e funcional, além de reduzir custos operacionais, decidimos investir na reforma e na ampliação da nova sede”, afirmou. Atualmente, a Segunda Instância funciona em dez edificações na capital. O magistrado ressaltou que as obras foram feitas de forma a atender às necessidades da instituição, sem ostentações, de forma sóbria e conscienciosa.
O desembargador detalhou ainda que a implantação da nova sede será feita em etapas. “Depois da reforma e da ocupação da edificação existente, haverá outro momento, de ampliação da área construída, com aprovação e construção de novas edificações nos terrenos adjacentes.” O presidente disse ainda que, no Tribunal de Justiça, a renovação almejada é a que trará mais celeridade e eficiência aos serviços prestados aos jurisdicionados. “Tenho convicção de que estamos fortes, decididos e preparados para tornar o Judiciário de Minas, cada vez mais, referência para o País”, finalizou.
Como parte da primeira etapa de ocupação da nova sede, foram transferidas para o prédio a Presidência, a Primeira, a Segunda e a Terceira Vice-Presidências. Também estão sendo transferidos para o local, gradativamente, os desembargadores lotados nas câmaras da Unidade Goiás e diversos outros setores. A previsão é que cerca de 700 pessoas passem a trabalhar no novo espaço nessa primeira fase da mudança.
O cronograma prevê também a mudança de outras câmaras e setores em 2017. Até 2023, está prevista ainda a construção de duas torres adjacentes ao prédio atual para acomodar o restante dos setores da Segunda Instância.
Presenças
Estiveram presentes na cerimônia de inauguração, além do presidente Pedro Bitencourt Marcondes, o primeiro vice-presidente, desembargador Fernando Caldeira Brant; o corregedor-geral de justiça, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos; o presidente eleito, desembargador Herbert Carneiro; o primeiro vice-presidente eleito, Geraldo Augusto de Almeida; o segundo vice-presidente eleito, desembargador Wagner Wilson; o terceiro vice-presidente eleito, desembargador Saulo Versiani Penna; o corregedor-geral de justiça eleito, desembargador André Leite Praça; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Maurício Torres Soares; os ex-presidentes do TJMG Márcio Aristeu Monteiro de Barros, Sérgio Resende e Joaquim Herculano; e o desembargador Almeida Melo, que foi primeiro vice-presidente do Tribunal na gestão anterior.
Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial