Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG inaugura, no Edifício-Sede, Galeria de Retratos de Ex-presidentes

A cerimônia foi no 12º andar do prédio


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, inaugurou nesta sexta-feira (28/6) a Galeria de Retratos dos Ex-presidentes do Tribunal de Justiça que atuaram no Edifício-Sede, no bairro Serra, Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Integraram o dispositivo de honra o presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho; o 2º vice-presidente do TJMG e diretor superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Renato Dresch; o corregedor-geral de Justiça e presidente eleito, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; a vice-corregedora de Justiça, desembargadora Yeda Monteiro Athias; os ex-presidentes desembargadores Joaquim Herculano Rodrigues e Geraldo Augusto de Almeida; a viúva do desembargador Herbert Carneiro.

Not---Inalguracao-do-hall-de-fotos-dos-ex-presidentes-do-TJMG-na-sede-atual.jpg
Autoridades e familiares dos ex-presidentes em frente à galeria de retratos, no 12º andar do Edifício-Sede do TJMG (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Na galeria estão os retratos dos ex-presidentes Joaquim Herculano Rodrigues (gestão 2012-2014); desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes (2014-2016); desembargador Herbert José Almeida Carneiro (2016-2018); desembargador Geraldo Augusto de Almeida (2018); desembargador Nelson Missias de Morais (2018-2020) e desembargador Gilson Soares Lemes (2020-2022). O desembargador Joaquim Herculano Rodrigues não chegou a atuar como presidente do TJMG na nova sede, mas contribuiu de forma expressiva para viabilizar a mudança para o prédio em 2016.

Ele falou sobre a história do imóvel, desde sua construção para ser a sede da extinta Telemig, passando pela Telemar e, depois, para a empresa Oi e contestação da Anatel e todos os desafios, obstáculos e também alegrias e colaborações de diversas autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da época para que o prédio se tornasse, enfim, a sede unificada do TJMG.

Not - Inalguracao-do-hall-de-fotos-dos-ex-presidentes-do-TJMG-na-sede-atual..jpg
O desembargador Joaquim Herculano Rodrigues (ao microfone) foi um dos responsáveis pela aquisição do edifício durante sua gestão como presidente (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

“Procurei mostrar os fatos geradores da aquisição deste prédio, principalmente para lembrar e homenagear todos aqueles que, de forma atuante e exclusiva, se empenharam para sua consumação. Após a conquista, é claro que foram necessárias muitas adaptações, reformas e aquisição de mobiliário. Foi preciso aumentar o número de gabinetes para acolher todos os desembargadores, e hoje, uma década depois, podemos dizer com orgulho que temos o melhor Edifício-Sede do Tribunal de Justiça do país”, disse o ex-presidente.

O desembargador Joaquim Herculano Rodrigues cumprimentou a atual Direção por todo trabalho realizado, "com muito empenho e dedicação e inovação em muitas áreas. E peço aplausos a todos que colaboraram para aquisição desta sede, a todos os ex-presidentes que aqui atuaram e também a essa gestão”, complementou.

Not---Inalguracao-do-hall-de-fotos-dos-ex-presidentes-do-TJMG-na-sede-atual--2-.jpg
O ex-presidente Geraldo Augusto de Almeida leu o discurso em nome do presidente do TJMG (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

Preservação da história

O desembargador Geraldo Augusto de Almeida leu o discurso do presidente José Arthur de Carvalho Pereira Filho, que estava sem voz, e destacou a memória do pai do atual presidente do TJMG, o ex-presidente José Arthur de Carvalho Pereira. "Foi com a consciência do valor da preservação da nossa história que meu saudoso pai criou, em 1988, o Museu Memória do Judiciário Mineiro (Mejud). Um dos espaços mais emblemáticos da Mejud é a galeria de retratos dos ex-presidentes, exposição permanente do Palácio da Justiça Rodrigues Campos que mantém a lembrança de todos os desembargadores que lideraram o TJMG. Hoje, em mais uma importante contribuição para a preservação da história do Judiciário mineiro, temos a satisfação de inaugurar esta galeria, descerrando os retratos dos ex-presidentes que atuaram neste edifício. Soma-se ainda o retrato do desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, que aqui não chegou a atuar como presidente do Tribunal, mas que envidou os primeiros e imprescindíveis esforços para que a mudança para este prédio acontecesse, em 2016".

O presidente do TJMG ressaltou ainda que cada um desses magistrados imprimiu seu estilo próprio na Presidência, "pavimentando o caminho para que os presidentes que os sucederam pudessem ser bem-sucedidos em seus comprometimentos de aprimorar e modernizar a Justiça em Minas".

Not---Inalguracao-do-hall-de-fotos-dos-ex-presidentes-do-TJMG-na-sede-atual--4-.jpg
O presidente eleito para o biênio 2024/2026, desembargador Corrêa Junior, disse que a inauguração dos retratos é um momento emblemático para o Tribunal (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

O corregedor-geral de Justiça e presidente eleito do TJMG para o biênio 2024/2026, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, disse que a inauguração dos retratos é um momento emblemático para a instituição. "A mudança e a unificação do Tribunal nesse prédio foram alguns dos momentos mais importantes nos seus 150 anos de história. Então, reverenciar os desembargadores que presidiram o Tribunal e aqueles que promoveram a aquisição desse prédio é realmente muito importante", salientou.

Veja o álbum de fotos da solenidade de inauguração.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial