O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Armando Freire, promoveu, nos dias 2/5 e 15/5, a entrega da medalha comemorativa aos 300 anos de criação da Comarca do Serro a dois magistrados mineiros, que não puderam estar presentes na solenidade oficial realizada em abril. A honraria foi recebida pela significativa contribuição de ambos para o engrandecimento da Comarca.
No dia 2/5, foi agraciada a juíza Sophia Goreti Rocha Machado, ex-diretora do Foro da Comarca do Serro e atual magistrada na Comarca de Lagoa da Prata. Já na última segunda-feira (15/5), a honraria foi entregue ao juiz aposentado Geraldo Lins de Sales, nascido em Serro.
Os dois agraciados integram a lista com mais de 20 personalidades, entre desembargadores, juízes, procuradores, promotores de justiça e advogados, que receberam a medalha em solenidade realizada em abril. “Agora, homenageamos os dois que não puderam receber a medalha no evento. A instituição da medalha, durante a Presidência do desembargador Gilson Soares Lemes, se deu no contexto de celebração e é destinada a pessoas físicas e jurídicas”, frisou o desembargador Armando Freire.

Coordenador da Comissão da Medalha, o desembargador reforçou que a homenagem trata-se de um reconhecimento, dentro de um contexto histórico pela celebração dos 300 anos, pelos relevantes serviços prestados por ambos à comarca.
“Diz respeito a duas figuras importantes. A juíza Sophia, que durante todo o período de preparação e celebração do tricentenário era juíza na Comarca, e o juiz Geraldo, que é serrano, de uma família tradicional do Serro, e teve uma larga militância na advocacia, posteriormente ingressando na magistratura. Aposentou-se recentemente e continua muito relacionado e participativo em tudo que diz respeito a sua terra natal”, disse.

Aspectos históricos
No dia 2 de dezembro de 1720, a Capitania de São Paulo e Minas do Ouro foi desmembrada pela Coroa Portuguesa e deu origem à Capitania de Minas Gerais. Em 16 de março do mesmo ano foi criada a Comarca do Serro, que celebrou 300 anos em 2020.
A proposta de criação da medalha foi do desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant para marcar as comemorações do tricentenário. A portaria conjunta nº 1057/PR/2020 instituiu a medalha comemorativa dos 300 anos da Comarca do Serro e uma comissão foi criada para organizar as ações.
A medalha traz inscrição sobre a comarca, que foi a quarta a ser instalada em Minas e a 13ª do Brasil, e reprodução do sobrado oitocentista que pertenceu ao Barão de Diamantina Francisco José de Vasconcelos Lessa, símbolo do patrimônio cultural da cidade do Serro.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial